Início Site Página 1702

Ivanes Lacerda exonera cargos comissionados da Prefeitura de Patos

O prefeito Ivanes Lacerda exonerou nesta quarta-feira (22), os cargos comissionados da Prefeitura de Patos. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Município desta terça-feira (21).

De acordo com a publicação, os cargos serão exonerados a partir desta quarta-feira. Não serão alcançadas por este Decreto, em razão de premente necessidade do serviço público, os Secretários, Secretários Adjuntos e Superintendentes do PatosPrev, STTrans e Procon Municipal e os de setores estratégicos da administração, como os componentes das Comissões de Licitação, Tesouraria, Direção do DAT e Coordenação de Comunicação.

Clickpb

Corpo do músico Pinto do Acordeon é velado na Paraíba e será sepultado em Patos

O corpo do músico paraibano Pinto do Acordeon está sendo velado na noite desta terça-feira (21), em João Pessoa. O artista morreu durante a madrugada, aos 72 anos, vítima de um câncer. O sepultamento dele está previsto para acontecer no fim da tarde da quarta-feira (22) em Patos, no Sertão do estado.

O corpo de Pinto do Acordeon chegou em João Pessoa, capital paraibana, por volta das 22h desta terça e foi levado para ser velado no Cemitério Parque das Acácias, na rua Luiz de Lima Freire, 200, no bairro José Américo.

Às 9h da quarta (22), o corpo sairá do cemitério Parque das Acácias em um cortejo com carro aberto, com destino à cidade de Patos. Uma parada está prevista para acontecer em Santa Luzia, município também localizado no Sertão paraibano.
Em nota, a família do artista informou que o velório será realizado seguindo todas as recomendações de autoridades em saúde, para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O corpo do músico deve chegar em Patos por volta das 14h, também em cortejo com veículo aberto, que seguirá até o Cemitério Jardim da Paz, localizado na altura do quilômetro 328, da BR-230, na Vila Mariana.

Muitos fás prestam a última homenagem ao cantor paraibano que deixou um legado na música nordestina. Artistas, políticos e admiradores já reverenciaram a obra e a trajetória do músico.

PBAgora

Motoristas da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha fazem testes rápidos da Covid-19

Foram realizados na manhã desta terça-feira (21), na Diretoria Municipal de Transportes, em Santa Terezinha (PB), testes rápidos da Covid-19 para os motoristas, diretores, e atendentes do órgão.

Os testes foram feitos pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. Foram disponibilizados 26 exames e compareceram 19 pessoas. Todos os resultados foram negativos para a doença.

O motorista Isterlandio Amorim (37) comentou sobre a ação.

“Nós trabalhamos na linha de frente, inclusive, transportando pacientes suspeitos e pacientes que testaram positivo para a doença. É bom fazer esse teste porque trabalhamos mais tranquilos. Eu achei boa a iniciativa do nosso diretor Eliomar que conseguiu com a Secretaria de Saúde e todo mundo fez o teste dando negativo. A prefeita está de parabéns pelo serviço prestado no nosso município”, enfatizou.

A Diretoria Municipal de Transportes tem atendimento à população durante 24h. A demanda em serviços prestados contempla uma grande parte da população santerezinhense, principalmente nas áreas da Saúde e da Educação.

O telefone de atendimento é (83) 98166-3495. O endereço é a Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, situada em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Polícia Militar prende suspeito por porte ilegal de arma de fogo na cidade de Catolé do Rocha

Na noite desta segunda-feira (20 de julho) policiais militares do BOPE, realizaram a detenção de um suspeito portando uma arma de fogo na cidade de Catolé do Rocha-PB.

A tropa especializada realizava rondas na cidade, quando suspeitaram de um indivíduo pilotando uma motocicleta, momento que ao realizar a abordagem e a consequente revista pessoal, foi localizada uma pistola calibre 380.

A arma de fogo e o suspeito foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil da cidade de Catolé do Rocha para as medidas cabíveis.

12º BPM – Batalhão Coronel PM Francisco Monteiro Segundo

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 12º BPM

Câmara aprova auxílio emergencial para agricultor familiar na pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (20) o Projeto de Lei 735/20, que prevê medidas de apoio para agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. O texto, que segue agora para o Senado, estende o auxílio emergencial de R$ 600 aos agricultores que ainda não tenham recebido o benefício.

Pelo texto aprovado, poderão ter acesso às medidas agricultores e empreendedores familiares, pescadores, extrativistas, silvicultores e aquicultores. O produtor que ainda não tiver recebido o auxílio poderá receber do governo federal o valor total de R$ 3 mil divididos em cinco parcelas de R$ 600. A mulher provedora de família terá direito a R$ 6 mil.

Os requisitos do auxílio aos agricultores são semelhantes aos do auxílio emergencial. Dessa forma, o agricultor familiar não pode ter emprego formal, nem receber outro benefício previdenciário, exceto Bolsa Família ou seguro-defeso, e ter renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos. O beneficiário também não pode ter recebido, em 2018, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

A proposta também estabelece o Fomento Emergencial de Inclusão Produtiva Rural para apoiar a atividade de agricultores familiares durante o estado de calamidade pública. Pelo texto, o benefício pode ser concedido àqueles que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza, excluídos os benefícios previdenciários rurais. A medida autoriza a União a transferir ao beneficiário do fomento R$ 2.500, em parcela única, por unidade familiar. Para a mulher agricultora familiar, a transferência será de R$ 3 mil.

Outro ponto do projeto concede o auxílio Garantia-Safra, automaticamente, a todos os agricultores familiares aptos a receber o benefício durante o período de calamidade pública, condicionado à apresentação de laudo técnico de vistoria municipal comprovando a perda de safra. O Garantia-Safra assegura ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão de seca ou excesso de chuvas.

O texto também institui linhas de crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Podem se beneficiar das medidas agricultores com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Entre as condições para a linha de crédito, estão taxa de juros de 1% ao ano; prazo de vencimento mínimo de 10 anos, incluídos cinco de carência; limite de financiamento de R$ 10 mil por beneficiário; e prazo para contratação até o fim de 2021. No caso da mulher agricultora familiar, a taxa de juros será menor, de 0,5% ao ano, e com adicional de adimplência de 20% sobre os valores pagos até a data de vencimento.

De acordo com o texto, o risco das operações será assumido pelos Fundos Constitucionais de Financiamento, nas operações contratadas com recursos desses fundos, e pela União, nos financiamentos objetos de subvenção econômica.

Agência Brasil

Jornalista publica nas redes sociais a trajetória de Pinto do Acordeon

Imagem: Josley Oliveira

O jornalista e historiador Damião Lucena publicou nas redes sociais a trajetória de Pinto do Acordeon. O artista paraibano estava internado em um hospital no estado de São Paulo e tratava um cancer.

Veja a publicação:

Francisco Ferreira de Lima ou, simplesmente, Pinto do Acordeon, nasceu em Conceição, no Vale do Piancó, em 18 de fevereiro de 1948. O filho de Francisco Moreno e Dona Josefa, que ainda criança despertou para o mundo da música e, aos 13 anos, já fazia forró na sua região, fez dos estudos iniciais até o curso de admissão em sua terra natal e foi colega da conterrânea Elba Ramalho.

Foi à dificuldade de sobrevivência da família, com uma prole de doze irmãos, que a trouxe a Patos no ano de 1964. Aqui chegando, o “Nêgo Pinto”, como era mais conhecido, com o aval de Wilson Braga, conseguiu comprar uma sanfona ao empresário Cazuza. Os primeiros bailes sertanejos foram tocados no Circulo Operário, concorrendo com Agamenon Borges, o melhor sanfoneiro da época. Para ele, viver no Sertão não foi fácil. Dos membros da família surgiram os integrantes do grupo musical com a meta inicial de conseguir o sustento, enquanto vislumbravam novos horizontes de sucesso.

Nas campanhas eleitorais, “Pinto do Acordeon”, passou a ser um dos mais solicitados, chegando a tocar para a situação e oposição. Uma de suas particularidades residia nas letras e improviso que, na maioria dos casos, com termos cômicos, conseguia rebaixar o opositor do contratante e, no dia seguinte, mediante nova contratação, enaltecê-lo, desmanchando o que fizera anteriormente.

Não menos guerreiro que o filho tocador, Francisco Moreno e dono Josefa tocavam o ofício de artesão para o complemento das despesas. Em 1968, Pinto conhece a jovem Madalena Alves Figueiredo, membro da tradicional família Pedra de Santa Terezinha, durante um baile na localidade conhecida por Mata-Burros, um dos bairros da cidade de Patos. A troca de olhares decretou o namoro e, em 1972, o casamento, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte.

Outro lado interessante do artista reside no campo folclórico. Festeiro, como sempre foi, certa noite entrou na bebedeira com diversos amigos e, lá pelas tantas, preocupado com o avançar da hora, com medo de represália da recém esposa ensaiou uma saída, sob a alegação de que Madalena estava sozinha. Edvaldo Motta, um dos mais assíduos parceiros, pediu que demorasse e tocasse mais um pouco, lhe dando uma justificativa plausível: “Você diz a ela que agente estava no velório do maestro Edson Morais”. Surpreso com a notícia, que inclusive constava da hora do enterro concordou e, ao chegar em casa as 4h, no momento em que era questionado, fez o relato e combinou a ida ao sepultamento. Por volta das 9h seguiu com a companheira à residência do “saudoso”, onde foi cumprimentado por ele, que se encontrava saudável e cheio de vida, o que originou o primeiro grande barraco da vida matrimonial.

Voltando ao lado artístico, o maior trunfo na vida de “Pinto do Acordeon” foi o fato de ter conhecido e ganhado a simpatia de Luiz Gonzaga, graças ao prestígio do empresário Gabriel Luiz Gomes (Gabi do Fumo Dubom), compadre e amigo pessoal do artista nacional. Com o Rei do Baião teve a oportunidade de se apresentar, por diversas vezes, pelo Brasil afora. Por conta desta grande amizade, foi presenteado com uma sanfona branca.

O primeiro sucesso de Pinto foi “Me Botando Pra Roer”. O primeiro LP foi gravado em 1976, abrindo a série de 12 vinis, além de mais de uma dezena de CD’s e DVD’s até meados da segunda década do Século XXI. No seu currículo de compositor constam várias composições gravadas por Fagner, Elba Ramalho, Trio Nordestino, Flávio José, Jorge de Altinho, Dominguinhos e muitos outros nomes nacionais. Sua projeção em nível de Brasil teve o grande suporte com a música “Neném Mulher”, integrante da trilha sonora da novela Tiêta, da Rede Globo de Televisão, exibida entre 1989 e 1990. Outro sucesso de referência foi “Arte Culinária”, em parceria com Lindolfo Barbosa.

Do casamento com Madalena nasceram sete filhos: Cicinho, Moisés, Alexandrina, Samuel, Priscila, Elis Regina e Madalena, todos desenvolvendo atividades iniciais no campo artístico, os quais, até a primeira década do Século XX, já haviam o presenteado com 19 netos. Na década de 90, Pinto do Acordeon enfrentaria problemas de saúde, sendo submetido a uma cirurgia cardíaca, na cidade do Recife, obtendo sucesso e voltando aos palcos.

Em 1989, Pinto disputou uma vaga de vereador em Patos e ficou na primeira suplência, não assumindo por conta de uma diferença de dois votos com Dinoá Medeiros, o último eleito. Mais tarde, em duas legislaturas, foi vereador pelo município de João Pessoa, nas administrações de Chico Franca e Cícero Lucena, contando com o apoio decisivo da Colônia de Patos. No ano de 2003, faleceu a mãe Josefa Ferreira Lima e, cinco anos depois, o patriarca Francisco Moreno.

Em 2008, Pinto do Acordeon participou do Festival de Montreux, na Suíça, dedicado ao Forró, ao lado de Chico César, Aleijadinho de Pombal, Flávio José e Trio Tamanduá, ocasião em que foi lançado o filme “Paraíba meu Amor”, no qual estrelou sob a direção de Bernard Robert-Charrue.

Mesmo com sua transferência para a Capital do Estado, Francisco Ferreira de Lima manteve residência em Patos, para passar a maior parte do seu tempo, consolidando uma partícula cultural importante da história do município, mantendo a patente de Pinto que encanta porque canta.

Damião Lucena

Veja a participação do cantor Pintor do Acordeon no Programa do Jô, na TV Globo

Há cerca de 7 anos, o cantor e sanfoneiro Pinto do Acordeon, bastante querido em Patos e região, participou do extinto Programa do Jô, na TV Globo.

Pinto morreu na madrugada desta terça-feira, 21/07, aos 72 anos, em São Paulo, onde estava internado e lutava contra um câncer na bexiga.

Segundo informações, o seu corpo deve chegar à Paraíba ainda hoje para ser velado e sepultado.

Relembre:

 

Folha Patoense

Municípios paraibanos que receberam recursos contra a covid-19 terão que prestar contas

Lei obriga municípios paraibanos, que receberem recursos financeiros para enfrentamento de pandemia, a prestarem contas. A Lei foi sancionada pelo governador do Estado João Azevêdo (Cidadania) e publicada na edição desta terça-feira (21), do Diário Oficial.

A Lei determina que os municípios divulguem em site oficial próprio, a prestação de contas dos valores recebidos dos recursos destinados pelos poderes Executivos Federal e Estadual, órgão ou entidade transferidora, data da transferência financeira, empresas que forneceram bens ou materiais, ou que prestaram ou executaram serviços, comprovantes de como foram empregados os recursos financeiros recebidos, valores dos recursos próprios do município usados no combate ao vírus, valores recebidos através de doações de pessoas jurídicas ou físicas e Decretos e atos editados pelo município relacionados ao novo coronavírus.

As informações devem ser disponibilizadas em até 30 dias após o encerramento do decreto de calamidade pública. O município que descumprir a Lei sofrerá restrição de transferência voluntária de recursos do Estado.

O descumprimento desta Lei sujeita ao agente político a Tomada de Contas Especial pelo Tribunal de Contas do Estado. O controle externo da Assembleia Legislativa, de comissão permanente, será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Estado, ao qual compete inspeções e auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nos municípios.

Paraiba.com.br

Paraíba tem menos de 50% dos leitos de UTI destinados à covid-19 ocupados

Imagem da internet

Apenas 49% dos leitos de UTI destinados a pacientes com a covid-19 estão ocupados na Paraíba. Os dados são do último boletim epidemiológico emitido nesta segunda-feira (20) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com o órgão, fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 54%. Em Campina Grande, estão ocupados 44% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 58% dos leitos de UTI para adultos.

Nas últimas 24h, houve o registro de 298 novos casos e 31 mortes em consequência da doença. No entanto, apenas 10 ocorreram entre este domingo e a segunda-feira, as demais compreendem ao grupo de óbitos que vêm sendo investigados pela SES.

Até o momento, 67.680 pessoas já contraíram a doença, 24.486 já se recuperaram e 1.517 faleceram. Até o momento, 199.058 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

As mortes registradas mais recentemente aconteceram nas seguintes cidades:

Alagoinha (1), Araçagi (1), Bayeux (3), Brejo do Cruz (2), Cajazeiras (1), Campina Grande (2), Cuité de Mamanguape (1), Itabaiana (1), João Pessoa (7), Lagoa Seca (1), Mamanguape (1), Rio Tinto (1), Santa Rita (2), Sapé (1), Sobrado (1), Sousa (5),

Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos:

Água Branca (43); Aguiar (20); Alagoa Grande (634); Alagoa Nova (220); Alagoinha (619); Alcantil (26); Algodão de Jandaíra (4); Alhandra (468); Amparo (13); Aparecida (49); Araçagi (396); Arara (140); Araruna (176); Areia (219); Areia de Baraúnas (7); Areial (37); Aroeiras (142); Assunção (31); Baia da Traição (360); Bananeiras (114); Baraúna (120); Barra de Santa Rosa (32); Barra de Santana (72); Barra de São Miguel (23); Bayeux (1162); Belém (550); Belém do Brejo do Cruz (16); Bernardino Batista (4); Boa Ventura (3); Boa Vista (62); Bom Jesus (8); Bom Sucesso (9); Bonito de Santa Fé (10); Boqueirão (235); Borborema (7); Brejo do Cruz (177); Brejo dos Santos (15); Caaporã (848); Cabaceiras (37); Cabedelo (2145); Cachoeira dos Índios (54); Cacimba de Areia (7); Cacimba de Dentro (102); Cacimbas (41); Caiçara (317); Cajazeiras (1019); Cajazeirinhas (4); Caldas Brandão (129); Camalaú (1); Campina Grande (9157); Capim (130); Caraúbas (30); Carrapateira (28); Casserengue (168); Catingueira (16), Catolé do Rocha (204); Caturité (64); Conceição (181); Condado (99); Conde (563); Congo (42); Coremas (74); Coxixola (16); Cruz do Espírito Santo (248); Cubati (62); Cuité (130); Cuité de Mamanguape (83); Cuitegí (242); Curral de Cima (19); Curral Velho (1), Damião (6); Desterro (43); Diamante (4); Dona Inês (52); Duas Estradas (47); Emas (12); Esperança (346); Fagundes (73); Frei Martinho (5); Gado Bravo (77); Guarabira (2894); Gurinhém (307); Gurjão (19); Ibiara (18); Igaracy (4); Imaculada (32); Ingá (641); Itabaiana (892); Itaporanga (79); Itapororoca (452); Itatuba (228); Jacaraú (185); Jericó (5); João Pessoa (17.869); Joca Claudino (2); Juarez Távora (226); Juazeirinho (133); Junco do Seridó (32); Juripiranga (347); Juru (16); Lagoa (4); Lagoa de Dentro (85); Lagoa Seca (512); Lastro (15); Livramento (58); Logradouro (110); Lucena (247); Mãe d’Água (16); Malta (32); Mamanguape (1743); Manaíra (9); Marcação (139); Mari (751); Marizópolis (12); Massaranduba (248); Mataraca (142); Matinhas (65); Mato Grosso (9); Matureia (25); Mogeiro (112); Montadas (36); Monte Horebe (3); Monteiro (187); Mulungu (252); Natuba (48); Nazarezinho (13); Nova Floresta (38), Nova Olinda (9); Nova Palmeira (40); Olho D´Água (36); Olivedos (51); Parari (5); Passagem (30); Patos (2154); Paulista (81); Pedra Branca (1); Pedra Lavrada (30); Pedras de Fogo (1124); Pedro Régis (35); Piancó (107); Picuí (144); Pilar (219); Pilões (58); Pilõezinhos (193); Pirpirituba (168); Pitimbu (551); Pocinhos (79); Poço Dantas (4); Poço de José Moura (2); Pombal (237); Prata (3); Princesa Isabel (48); Puxinanã (219); Queimadas (733); Quixaba (26); Remígio (192); Riachão (43); Riachão do Bacamarte (199); Riachão do Poço (58); Riacho de Santo Antônio (20); Riacho dos Cavalos (6); Rio Tinto (754); Salgadinho (13); Salgado de São Felix (154); Santa Cecília (49); Santa Cruz (16); Santa Helena (14); Santa Inês (30); Santa Luzia (187); Santa Rita (1775); Santa Terezinha (46); Santana de Mangueira (5); Santana dos Garrotes (10); Santo André (12); São Bentinho (35); São Bento (875); São Domingos do Cariri (37); São Francisco (23); São João do Cariri (71); São João do Rio do Peixe (127); São João do Tigre (5); São José da Lagoa Tapada (34); São José de Caiana (32); São José de Espinharas (12); São José de Piranhas (84); São José de Princesa (1); São José do Bonfim (53); São José do Brejo do Cruz (5); São José do Sabugi (182); São José dos Cordeiros (10); São José dos Ramos (171); São Mamede (35); São Miguel de Taipu (91); São Sebastião de Lagoa de Roça (158); São Sebastião do Umbuzeiro (5); São Vicente do Seridó (42); Sapé (714); Serra Branca (107); Serra da Raíz (14); Serra Grande (8); Serra Redonda (167); Serraria (72); Sertãozinho (82); Sobrado (146); Solânea (232); Soledade (110); Sossego (8), Sousa (925); Sumé (129); Tacima (93); Taperoá (53); Tavares (48); Teixeira (106); Tenório (14); Triunfo (27); Uiraúna (36); Umbuzeiro (59); Várzea (11); Vieirópolis (4); Vista Serrana (3), Zabelê (13).

O índice de Isolamento Social foi de apenas 46,3%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

PB Agora

Autópsia revela que Genival Matias faleceu após sofrer Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico

O deputado estadual Genival Matias morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). A informação foi confirmada após uma autópsia realizada pelo Instituto de Medicina Legal de Pernambuco Antônio Persivo Cunha, na noite deste domingo (19).

De acordo com a declaração de óbito assinada pelo médico Lucas de Sá Cavalcanti, o deputado sofreu uma hipertensão intracraniana seguida do AVC.

Genival Matias morreu na manhã deste domingo (19), enquanto pilotava um jet ski em Ipojuca, em Pernambuco. O deputado estava na companhia do deputado estadual Felipe Leitão e do ex-deputado Mikika Leitão.

Ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde local, mas não resistiu e morreu.

Clickpb