Início Site Página 1703

Morre, aos 72 anos, o cantor e músico paraibano Pinto do Acordeon

Imagem: Josley Oliveira

Morreu, na madrugada desta terça-feira (21), o cantor e músico paraibano Francisco Ferreira Lima, mais conhecido como Pinto do Acordeon. Ele tinha 72 anos e estava internado desde janeiro no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde tratava um câncer.

Natural de Conceição, no Sertão do estado, Pinto do Acordeon ficou conhecido por participar de apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga. A carreira solo começou em 1976. Ele é autor e intérprete de várias canções que marcaram a cultura nordestina, como Neném Mulher, Paixão de Beata, Matuto Teimoso e Engenho Velho.

Além de artista, Pinto do Acordeon foi vereador de João Pessoa, em mandato que durou de 1993 a 1997.

Em julho do ano passado, a obra de Pinto do Acordeon se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. Ainda em 2019, o artista recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba.

O corpo de Pinto do Acordeon será velado em João Pessoa, em um cemitério particular, e enterrado na cidade de Patos, no Sertão. A previsão é de que o corpo do artista chegue à capital paraibana por volta das 16h desta terça-feira.

PortalCorreio

Homem é levado à delegacia acusado de se masturbar na presença de adolescente em Patos

Por volta das 15h deste domingo (19), um homem identificado como, Wendel Jackson de Farias Bernardino de 38 anos, foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Patos, no Sertão da Paraíba, acusado de se masturbar na presença de uma adolescente de 16 anos. O fato aconteceu na Rua Padre Anchieta, no bairro Santo Antônio.

A guarnição esteve no local, onde manteve contato com a vítima, na presença de sua genitora, onde narrou que estava passando em frente a residência do suspeito, que nesse momento a chamou para conversar, quando a adolescente olhou em sua direção o suspeito começou a se masturbar na sua frente.

Diante o exposto a guarnição conduziu o suspeito à delegacia e a vítima foi com sua genitora por meios próprios para as providências cabíveis, onde foram apresentados à autoridade de polícia judiciária, Maria José Fontes para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

Fonte: Sertão Informado

Dr Ramonilson Alves afirma que é preciso descentralizar os órgãos da Secretaria de Saúde de Patos

Em entrevista recente aos meios de comunicação na cidade de Patos, o pré-candidato a prefeito Dr. Ramonilson Alves (Patriota), afirmou que é preciso descentralizar os órgãos da Secretaria de Saúde municipal. O juiz afirmou que atendendo uma solicitação popular, e entendendo que é uma necessidade, inseriu no seu plano de governo essa descentralização.

A descentralização dos órgãos de saúde em Patos é uma necessidade e um pleito da população. O SAMU, a Farmácia Básica e também os Laboratórios municipais. Hoje se temos uma ocorrência no Alto da Tubiba, para ser atendida pelo SAMU, que está localizado no bairro do São Sebastião, só esse tempo de deslocamento, pode muitas vezes comprometer as vidas que estão precisando de socorro”, exemplificou ele.

Para Dr Ramonilson esses órgãos municipais, podem ter além da sede principal, outras sub-sedes, facilitando o acesso da população, facilitando também o deslocamento, e a locomoção das ambulâncias que precisam transitar pela cidade com uma velocidade acima do permitido para os demais veículos.

Sertão Político

Após denúncia Polícia Militar acaba torneio de caça a tatus no, sertão

Dezenove pessoas foram detidas por participarem de um torneio de caça de tatus, nesse domingo (19), na zona rural de Cajazeiras, que fica no Sertão da Paraíba. A caça do animal é crime, previsto no artigo 29 da lei 9.605/98. Com os participantes, foram encontradas oito redes de captura, 28 cachorros que estavam sendo usados para pegar os tatus e várias máscaras com a logomarca do torneio, chamado de “torneio da amizade”.

As equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), com apoio de outras unidades operacionais da PM, chegaram até o local após uma denúncia anônima. O torneio estava sendo realizado no Sítio Cocos e os participantes alegaram que “nas regras” do torneio, nenhum animal seria morto e sim solto em seguida. Pela lei, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécies da fauna silvestre, cuja pena é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Além do flagrante de crime ambiental, houve também flagrante de aglomeração de pessoas, o que gera o risco da proliferação do novo coronavírus, por isso a vigilância sanitária também foi chamada para o local.

Os envolvidos foram levados para a delegacia de Polícia Civil, em Cajazeiras.

FONTE: Repórter PB

Pré-candidato a prefeito Héber Tiburtino faz visita ao Sítio Campo Comprido, em Patos

A convite dos jovens da comunidade rural Campo Comprido, na zona rural de Patos, e em parceria com o pré-candidato a vereador do Democracia Cristã Patos-PB, Cícero, o Gaguinho de Romero, bem como contando com a participação dos pré-candidatos a vereador Nice Nobrega e César, ambos do Solidariedade, podemos debater a necessidade daqueles jovens na convivência com o semiárido.

Nos comprometemos a apresentar um plano de governo voltado para seus anseios, em especial a implantação de práticas e técnicas agrícolas, a produção de mel, criação de uma escola agrícola modelo na comunidade, incentivos financeiros, acesso a moradia, a valorização do turismo cultural, através do patrono Alírio Wanderley, a construção de poços artesianos, como garantia de acesso à água, a implantação da piscicultura (peixes) e carcinicultura (camarão) em tanques, bem como a implantação da fábrica de poupas de frutas por meio da associação local.

Folha Patoense com Assessoria – Héber Tiburtino

Projeto de reforma tributária deve ser entregue nesta terça sem citar nova CPMF

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu entregar nesta terça-feira (20), pessoalmente, a primeira fase do projeto de reforma tributária do governo federal ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A tendência é de que o texto a ser apresentado para o senador contenha uma proposta para unir os tributos federais PIS-Pasep e Cofins em um único encargo, o Imposto de Valor Agregado (IVA) dual, sem qualquer citação polêmica da nova versão da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que voltou a ser defendida pelo ministro e ganhou apoio do presidente Jair Bolsonaro.

O Executivo optou por fatiar a proposta de reforma para não sobrecarregar o Congresso Nacional e evitar atritos no debate, que já tem dois textos de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto em tramitação, um do Senado (PEC-110) e um da Câmara (PEC-45).

Nesse primeiro momento, o governo entendeu ser melhor apresentar a sugestão de se fundir impostos porque é um tema que não deve enfrentar resistência no parlamento, visto que ambas Casas Legislativas são a favor disso, e já existe uma comissão mista com o objetivo de unificar as propostas.

Segundo o planejamento do Ministério da Economia para a reforma, há mais três fases de propostas de reforma tributária. Guedes ainda não definiu um calendário para enviá-las ao Congresso, mas já disse que elas serão apresentadas “gradualmente”. Alguns dos planos do governo são as mudanças no Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) e no Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), com redução no IR das empresas, mas com a tributação de dividendos, que hoje é zerado. Em outra etapa, viria o mais polêmico de todos, a criação de um novo tributo sobre transações eletrônicas.

A implementação de um imposto sobre pagamentos digitais é defendida por Guedes como uma forma para desonerar a folha de pagamento para até um salário mínimo e permitir o financiamento do novo programa de renda mínima em estudo pelo Palácio do Planalto, o Renda Brasil, que deverá substituir o Bolsa Família. A proposta é tributar as transações financeiras que ocorrem de forma digital com uma alíquota entre 0,2% e 0,4%.

“O comércio eletrônico cresceu 70% este ano em relação ao ano passado, junho sobre junho. O coronavírus acelerou a digitalização. E o comércio eletrônico explodiu. É uma base interessante a ser tributada. E tem a moeda eletrônica. Temos que pensar nisso”, defendeu o ministro da Economia, em entrevista para o Portal R7, no último sábado.

O novo encargo não agrada a parte do Congresso, que entende o tributo como uma nova espécie de CPMF. O imposto, apesar de temporário, foi prorrogado por diferentes presidentes e vigorou entre 1997 e 2007. Ele incidia sobre todos as transações bancárias e chegou a ter alíquota de até 0,38% sobre o valor sacado. No início, tinha como objetivo financiar melhorias na rede pública de saúde, mas, posteriormente, foi usado para o governo equilibrar as contas públicas. A proposta do Ministério da Economia prevê um tributo ainda mais pesado, porque sua incidência deverá ocorrer tanto nos saques quanto nos depósitos das contas bancárias dos contribuintes.

Um dos principais parlamentares contrários ao imposto sobre o comércio eletrônico é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Ele disse durante a semana passada que poderia até retomar o movimento “Xô, CPMF” — campanha liderada pelo DEM em 2007 que foi fundamental para a extinção da contribuição —, caso o governo, de fato, apresente um novo tributo nos moldes da CPMF.

Paraiba.com.br com Correio Braziliense

5% da população paraibana já foi testada para covid-19, revela João Azevêdo

Desde o início do isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus no Estado, ou seja, 129 dias, 5% da população paraibana já foi testada, segundo informou o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), durante o programa de rádio, Fala Governador, nesta segunda-feira (20). A estimativa, de acordo com o gestor, é testar o dobro, ou seja, 10%.

Segundo o governador, apesar das medidas duras tomadas no início da pandemia, elas salvaram inúmeras vidas. “Nós sabemos que a decisão de testar 10% da população foi fundamental. Até agora testamos 5% da população do Estado da Paraíba. Isso é um número extraordinário, mais do que a maioria dos estados brasileiros”, afirmou.

Com os testes, foi possível identificar os maiores problemas e assim poder tomar as medidas corretas. “Essa é uma forma de fazer o ajuste correto do direcionamento das ações, principalmente dentro da saúde”, frisou, destacando ainda que, embora algumas atividades econômicas foram flexibilizadas a pandemia não acabou.

“Nós devemos continuar tendo o cuidado devido. O uso da máscara, a higiene pessoal constante e o distanciamento social são fundamentais para que a gente possa avançar e vencer essa doença até que chegue uma vacina para proteger todo cidadão brasileiro, paraibano”, destacou.

No último boletim, a Secretaria de Estado da Saúde trouxe mais de 67 mil casos confirmados, 1.400 pessoas morreram e mais de 24 mil se recuperaram. Só no Hospital Metropolitano, segundo João Azevêdo, foram mais de 500 pessoas que tiveram alta médica.

“Isso em função de toda a aprendizagem médica, que acompanha a equipe dentro dos hospitais e nós tivemos condições de acompanhar todo esse trabalho e fortalecendo o sistema de saúde. Isso é fundamental”, finalizou, ressaltando o baixo índice de letalidade no Nordeste.

Clickpb

Ano de 2020 já levou nove políticos paraibanos; todos ex-deputados

O ano de 2020 tem sido de luto para a classe política paraibana. Nesses últimos meses pelo menos nove morreram, a maioria vítima da Covid-19.

Além do deputado estadual Genival Matias, que faleceu neste domingo (19) e estava no exercício do mandato como deputado estadual, pelo menos oito ex-parlamentares se foram este ano.

Faleceram este ano os ex-deputados estaduais Nivaldo Manoel, Dinaldo Wanderley (também foi prefeito de Patos), Zenóbio Toscano (era prefeito de Guarabira), Pedro Adelson, Lúcia Braga (também foi deputada federal), Wilson Braga (ex-governador e ex-deputado federal), Marcos Odilon (ex-prefeito de Santa Rita), Dona Dida (ex-prefeita de Itaporanga) e agora Genival Matias (no exercício do mandato).

Dinaldo Wanderley, Lúcia Braga e Wilson Braga faleceram em decorrência da Covid-19. O novo coronavírus também levou a óbito Manoel da Lenha, prefeito do município do Ingá.

As outras mortes ocorreram devido a outros problemas de saúde.

PB Agora

Polícia Civil resgata mulher mantida em cárcere privado pelos próprios pais no Vale do Piancó

Uma mulher mantida em cárcere privado pelos próprios pais foi resgatada na última sexta-feira (17), por equipes da Polícia Civil da 17ª Delegacia Seccional de Itaporanga, em Igaracy, no Sertão da Paraíba.

De acordo com o delegado Carlos Seabra, a vítima, de 45 anos, estava presa em um cômodo separado da residência e era mantida apenas com a roupa do corpo, além de não ter colchão nem qualquer outro objeto no cômodo.

A mulher tinha problemas mentais e não era capaz de articular palavras ou se comunicar.

“Não havia local apropriado para a realização das necessidades fisiológicas da vítima. Não havia cama, guarda-roupa, lençol, colchão, rede. A vítima estava presa no local apenas com a roupa do corpo”, explicou o delegado.

A mulher foi encaminhada para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os pais da vítima foram levados para a delegacia de Itaporanga.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Homem é preso suspeito de fazer disparo de arma de fogo em via pública, em Piancó

Um homem de 43 anos foi detido na noite desse sábado (18) suspeito de efetuar disparos de arma de fogo em via pública no bairro Santo Antônio, na cidade Piancó (PB). O caso foi registrado por volta 19h30.

Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima relatou o caso, que teria acontecido na rua José Caldas Lacerda. Quando os militares chegaram ao local, o suspeito tentou fugir, adentrando em um terreno baldio, mas acabou preso.

Ele negou a autoria dos disparos. Os policiais fizeram uma busca minuciosa, e não conseguiram encontrar arma. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências.

Fonte: Diamante Online