Início Site Página 1704

Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageia Valdir Teles

Enquanto os nossos deputados não fizeram nenhuma homenagem ao saudoso poeta Valdir Teles, natural da cidade de Livramento, demonstrando o descaso para com a nossa cultura, os deputados de Pernambuco homenageiam o poeta conterrâneo.

Falecido em março deste ano, Valdir Teles foi um dos maiores repentistas do Brasil e engradeceu a nossa cultura. Valdir Teles durante muito tempo manteve programa na Rádio Panaty e era participante frequente de nossos festivais. A Assembleia Legislativa de Pernambuco reconhecendo a grandeza do poeta, que se radicara naquele Estado,9 está aprovando um projeto de Lei que o considera Patrono do Repente e da Cantoria de Viola de Pernambuco.

Vale ressaltar que Pernambuco é berço de grandes poetas, mas destinou este título ao paraibano Valdir Teles num reconhecimento de sua grandeza poética. (LGLM)

RevistadaSemana.com

Linha de nylon usada para soltar pipa fere pescoço de trabalhador, em Patos

O senhor Francisco Pereira da Silva, 55 anos, residente no Bairro das Placas, ficou ferido no pescoço na tarde da última quinta-feira, dia 16, por volta das 17h30, quando trafegava com sua moto na estrada que dá acesso ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, próximo da Alça Sudeste, em Patos.

Francisco Pereira relatou que estava saindo do trabalho que realiza no galpão da Associação dos Catadores de Material Reciclado. Ele comentou que estava com velocidade reduzida em sua moto quando sentiu a linha de nylon atingir seu pescoço.

O trabalhador teve um grande susto e mostrou o ferimento feito pela linha de nylon da pipa que estava sendo solta através de brincadeira praticada por adolescentes nas imediações. Francisco Pereira perdeu o controle da moto, porém, conseguiu se equilibrar sem cair. A vítima disse que, por sorte, a linha não estava preparada com o chamado cerol.

Bastante assustado, o trabalhador foi para casa e falou para sua esposa o que havia ocorrido. A senhora Nilma disse que o fato deveria ser informado para todos, pois algumas pessoas já ficaram feridas gravemente por fatos semelhantes.

Na tarde deste sábado, dia 18, a senhora Laurita Nobre, que reside na Comunidade Dom Bosco, Bairro Belo Horizonte, em Patos, flagrou crianças preparando linhas de nylon utilizando cerol para solta pipa. Linhas de nylon com cerol já é considerado crime em alguns estados e municípios, pois causa graves acidentes quanto atinge motociclistas, ciclistas e até pedestres em movimento.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deputado Taciano Diniz testa positivo para Covid-19 e revela: “Juntos iremos vencer”

O deputado estadual Taciano Diniz é o segundo deputado estadual do Avante a revelar que sentiu os sintomas do coronavírus, o primeiro foi o deputado estadual Felipe Leitão em março deste ano. Taciano, já comunicou ao presidente Adriano Galdino que testou positivo para o Covid-19, que desejou melhoras e orientou para as recomendações sanitárias necessárias.

Médico, Taciano comunicou através do seu perfil nas redes sociais que segue em isolamento. “Graças a Deus estou assintomático e me sinto bem”, disse. Falou que continuará em isolamento social, “mantendo as restrições e as recomendações médicas […] Juntos iremos vencer essa pandemia”.

Em março deste ano, odeputado estadual e líder do G10 na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Felipe Leitão, revelou que estava em quarentena preventiva após a confirmação de que o presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé, testou positivo para o novo Coronavírus (Covid-19). Em entrevista a uma emissora de rádio, Felipe disse que começou a sentir os sintomas do coronavirus.

PBAgora

Nacional de Patos e Treze empatam e podem se complicar ao fim da rodada

Os dois times sentiram as pernas pesadas. Com muitas mudanças nas equipes titulares, foi bastante complicado de se enxergar esboços de entrosamento. Faltas, passes errados e pouca intensidade. O melhor momento do Nacional de Patos aconteceu com Denílson, aos nove minutos, quando recebeu passe de Patrick pelo lado esquerdo e, com muita força, assustou o goleiro Jéferson.

Apesar de ter o controle do jogo durante a primeira etapa, o Treze teve o seu grande momento aos 39 minutos. Douglas Lima fez grande jogada pelo lado direito e cruzou para Tales, que cabeceou a bola e viu a pelota bater acertar a trave.

Os 45 minutos finais da partida foram do Nacional de Patos. O primeiro chute a gol foi do Treze, mas descalibrado por Bruno Mota, nos primeiros minutos. Daí em diante, com Du em campo, as coisas pareceram se acertar. Com a correria do atacante pelo lado esquerdo, somadas às investidas de Manu do outro lado e à boa partida do meia Patrick, foram pelo menos seis finalizações do time nacionalino que pararam nas mãos do goleiro Jéferson ou num suspiro ao ver a bola tirar tinta da trave. O Treze buscou um caminho, mas, mesmo com o Canário lançado ao ataque, não conseguiu encaixar contra-ataques que pudessem matar a partida.

Com o empate no duelo entre Nacional de Patos e Treze, o Campinense, que tem 14 pontos, não pode ser mais alcançado pelos times que estão fora do G-2 do Grupo B e teve o seu passaporte carimbado para a próxima fase. O Sousa depende apenas de um empate contra o Botafogo-PB, na tarde deste domingo, para assegurar a classificação para o mata-mata do Campeonato Paraibano.

Clickpb

Município de Santa Terezinha é pioneiro na região com atendimentos por Telemedicina nas áreas de Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Neurologia e Nutrição

Devido à pandemia do Coronavírus, vários serviços ficaram suspensos, apenas os serviços essenciais funcionavam. Um setor com as atividades paralisadas foram às consultas médicas de especialidades.

Pensando neste público que necessita destes atendimentos médicos, a Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB iniciou o trabalho de Telemedicina com os profissionais do município de Campina Grande. Toda semana os usuários são atendidos em uma sala no Centro de Procedimentos Especializados, situado na Secretaria Municipal de Saúde. A sala possui uma plataforma tecnológica (uma tv, um fone de ouvido com microfone, um notebook e uma impressora). O paciente permanece na cadeira e o especialista fica do outro lado da tela, em seu consultório e a partir daí inicia a consulta médica. Após o procedimento, a receita é impressa e enviada para o Whatsapp do paciente ou do acompanhante.

Roberta Aparecida dos Santos (39), consultou-se com o endocrinologista, Dr. Antônio Fernandes e avaliou o serviço.

“Gostei bastante deste atendimento. O médico é muito atencioso e somos mais que privilegiados por termos um serviço como este em Santa Terezinha. Eu nunca participei de uma consulta assim, é muito eficaz”, disse.

A universitária Irla Pereira (28) foi atendida pela dermatologista Dra. Renata Rodrigues. Ela também avaliou o novo método de consulta.

“É uma iniciativa show de bola trazer os médicos até a gente, seguindo as medidas de higienização e de distanciamento. Eu gostei bastante, a médica conversa com o paciente, deixando a gente bem à vontade. Eu nunca participei de um atendimento médico dessa maneira, eu recomendo porque é muito sério”, comentou.

O secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes, destacou o pioneirismo na região.

“A gente sabe que por causa da pandemia do Coronavírus, a comunidade ficou desassistida desses atendimentos especializados, então, devido a esta dificuldade, entramos em contato com médicos de Campina Grande (PB) que trabalham telemedicina e somos pioneiros na região. O município tem condições de fazer estes atendimentos porque temos um suporte tecnológico que permite este serviço à população. Santa Terezinha vem desenvolvendo este serviço com excelência e com uma ótima aceitação dos usuários, visto que, os atendimentos de especialidades estão suspensos no Frei Damião, na cidade de Patos e nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Pensando nestes usuários, então, a Prefeitura trouxe para o município e este serviço deve continuar após a pandemia”, explicou.

O primeiro atendimento médico aconteceu no dia 22 de junho de 2020.

Os atendimentos médicos são nas áreas de: Endocrinologia, Dermatologia, Ortopedia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Neurologia e Nutrição.

Os pacientes que necessitam destas consultas, devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Epitácio Pessoa, s/n, Centro, em frente a Diretoria Municipal de Transportes, nos períodos da manhã ou da tarde e apresentar o Cartão do SUS, comprovante de residência e o RG.

Acidente com motocicleta e caminhão entre Catingueira e Santa Terezinha deixa vítima fatal nesta sexta

O Blog do Jordan Bezerra foi informado de um acidente que ocorreu entre as cidades de Catingueira e Santa Terezinha envolvendo uma motocicleta e um caminhão, na manhã desta sexta-feira, dia 17 de julho, na BR 361.

De acordo com as primeiras informações chegadas à redação, o motoqueiro vinha na estrada vicinal de barro e entrou na pista sem tempo suficiente de cruzar a rodovia. A vítima foi atingida em cheio pelo caminhão e morreu na hora. A moto ficou totalmente destruída.

Segundo relatos de testemunhas, o acidente aconteceu nas proximidades da entrada do Sítio Maracujá, por volta das 10h30 da manhã.

Blog do Jordan Bezerra | Policial

Santuário Mãe Rainha voltará suas atividades religiosas a partir de amanhã com Missa e Terço

Amanhã dia 18 de julho o Santuário Mãe Rainha voltará suas atividades religiosas com a celebração da Santa Missa às 19h, presidida pelo padre Rodrigo Trindade. Às 18h haverá a recitação do Terço.

Cumprindo todas as determinações sanitárias e orientações da Diocese de Patos-PB, haverá higienização dos participantes na entrada central do santuário com álcool em gel, distanciamento social; não será permitida a entrada sem a máscara, nem o acesso dos fieis à capela, bem como o acesso de veículos na área interna.

A secretaria estará aberta para as doações dos sócios.

Idosos, crianças, e pessoas de grupos de risco estão sendo orientados a não se fazerem presentes.

Os devotos que quiserem participar da Missa devem ligar para o número 99618.3417.

Abaixo áudio do diácono Gildenor sobre a reabertura do Santuário com a presença dos devotos e orientações para participação na Missa de Amanhã.

Assessoria

Hugo é um dos Cabeças do Congresso Nacional

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) traz a nova lista de parlamentares que são fundamentais nas discussões sobre o futuro do país na série Os Cabeças do Congresso Nacional.

Em sua 27ª edição, o DIAP mapeia e fornece “ao movimento social informações seguras sobre os 100 parlamentares mais influentes”. “É importante aparecer na lista, pois demonstra que estamos conectados também aos grandes temas de interesse nacional. Nosso foco é muito forte no desenvolvimento de atividades que ajudem a Paraíba a se desenvolver, mas também estamos inseridos nas discussões e, de maneira assertiva, no processo decisório sobre os rumos do país”, destacou.

Para ilustrar, Hugo Motta ganhou grande notoriedade ao promover o diálogo enquanto conduzia a elaboração da PEC do Orçamento de Guerra. Bom articulador político e com tom moderado, conseguiu a aprovação do texto sem grandes tumultos, o que possibilitou que o Governo Federal tivesse mais liberdade para utilizar o orçamento no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a exemplo da decisão em conceder o auxílio emergencial aos trabalhadores brasileiros.

Assessoria

Idoso é baleado após reagir a tentativa de assalto, no Vale do Piancó

Um idoso de 65 anos foi baleado na noite dessa quinta-feira (16) depois de reagir a uma tentativa de assalto na casa onde mora, na rua Manoel Leite Guimarães, em São José de Caiana (PB).

De acordo com informações, a vítima Janduir Lopes da Silva estava na residência, quando um indivíduo, ainda não identificado, chegou e tentou realizar o roubo. Após a reação, o assaltante foragiu por um rumo ignorado.

A Polícia Militar foi acionada, saiu em diligências, mas não conseguiu encontrar o suspeito.

O idoso foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado ao Hospital Distrital de Itaporanga, onde, segundo a equipe médica, permaneceu estável, mas teve que ser removido ao regional de Patos.

Fonte: Diamante Online

Matureia zera casos de Covid-19

Nesta quinta-feira (16) a Secretaria Municipal de Saúde de Matureia, na Região Metropolitana de Patos, divulgou um novo boletim epidemiológico da Covid-19 que apresenta 21 pacientes curados e 1 óbito dos 22 casos registrados no município, zerando o número de casos do novo coronavírus em Matureia.

O último boletim publicado às 17h mostra 173 casos da Covid descartados, 22 confirmados, 21 recuperados, 1 óbito, e 9 casos suspeitos que seguem em monitoramento pelas equipes de saúde.

Todos os casos registrados foram acompanhados pelas equipes de saúde de Matureia, que vêm desenvolvendo um trabalho estratégico e integrado para combater a disseminação do novo coronavírus no município. Os profissionais promovem a conscientização da população sobre os cuidados neste período de pandemia e realizam um monitorando da saúde dos populares e dos profissionais que estão atuando diretamente contra o vírus.

As atividades de combate à Covid-19 acontecem de forma conjunta entre profissionais da UBS municipal e Agentes Comunitários de saúde, Agentes de combate a Endemias, Defesa Civil e Bombeiros civis que foram contratados para intensificar as ações.

Para combater a Covid-19 de forma eficiente, a Prefeitura de Matureia investe em ações de desinfecção de vias públicas, equipamentos públicos de higienização, barreiras sanitárias e abastecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde. Além disso, atividades de fiscalização e monitoramento do cumprimento das recomendações de saúde para evitar a disseminação do vírus também fazem parte das ações de combate.

A Secretária Municipal de Saúde, Raniete Oliveira, falou um pouco do trabalho realizado pelos profissionais da saúde de Matureia e expressou alegria pelos bons resultados alcançados no combate ao novo coronavírus.

“Matureia, município que possui 6.569 mil habitantes vem apostando em várias medidas preventivas e ampla na testagem de pacientes sintomáticos e profissionais atuantes na linha de frente, e vem tendo bons resultados. Desde do início da pandemia que a Secretaria de Saúde adotou várias medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19), nos últimos boletins a gente já vinha conseguindo diminuir os casos, e hoje conseguimos zerar todos os casos.

Tudo isso é resultado de medidas adotadas por todos os funcionários, agentes de saúde, agentes de endemias, enfermeiros, médicos, tec de enfermagem, vigilância epidemiológica, sanitária, defesa civil e a população que nos ajudou ficando em casa. Desde o início, as médicas do município adotaram um protocolo de atendimentos e esse protocolo resultou em bons resultados. Vigilância sanitária fez um bom trabalho, andando em todos os estabelecimentos.

Então só temos a agradecer e também reforçar o nosso pedido a toda comunidade, continuem tomando todas as medidas de prevenções”.

Folha Patoense com Assessoria