Início Site Página 1705

CGU detalha ranking de servidores públicos que receberam auxílio emergencial indevido na Paraíba; 6.603 no Governo do Estado, 19.298 nas Prefeituras e Câmaras

A Controladoria-Geral da União divulgou um ranking quantitativo e qualitativo de servidores estaduais e municipais que receberam auxílio emergencial indevido, individualizado por órgãos na Paraíba. O levantamento de dados realizado pelo órgão demonstrou que 6.603 servidores públicos do Governo do Estado e 19.298 das 223 Prefeituras e Câmaras Municipais receberam indevidamente o auxílio emergencial.

No Governo do Estado, receberam o auxílio 2.897 servidores da Secretaria Estadual de Saúde, 2.614 aposentados e pensionistas que recebem pela PBPREV, 466 servidores da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e 150 militares da Polícia Militar.

Já os servidores da Secretaria Estadual de Saúde, estão 133 Enfermeiros, 26 Assistentes Sociais, 21 Nutricionistas, 16 Fisioterapeutas, 7 Farmacêuticos, 5 Psicólogos, 3 Biomédicos, 2 Contadores, 2 Cirurgiães-dentistas, 2 Ouvidores, 2 Arquivistas, 2 Assessores de Imprensa, 1 Médico Radiologista, 1 Administrador, 1 Advogado, 1 Diretor e 1 Estatístico.

No caso da Secretaria Estadual de Educação, constam 68 Professores da Educação Básica, cuja maioria possui remuneração que varia entre R$ 6.030,04 e R$ 8.773,55, bem como existem 14 Diretores e 6 Vice-diretores de escolas.

Em relação às prefeituras e câmaras municipais, todas as 223 Prefeituras tiveram servidores que receberam auxílio emergencial indevidamente, totalizando 19.298 servidores, e, no caso do Legislativo Municipal, apenas 124 Câmaras de Vereadores tiveram servidores com recebimento indevido do auxílio emergencial, num total de 348 servidores.

Nas Prefeituras Municipais, além dos 94 secretários municipais, também receberam indevidamente o auxílio emergencial, 26 Advogados, Procuradores e Assessores Jurídicos, 21 Tesoureiros, 9 Médicos, 149 Enfermeiros, 68 Psicólogos, 48 Fisioterapeutas, 41 Odontólogos, 15 Farmacêuticos, 12 Fonoaudiólogos, 7 Engenheiros e 362 Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.

De acordo com o superintendente da CGU, Severino Queiroz, a grande dificuldade está em manter contato com as Prefeituras e Câmaras Municipais, em razão de ninguém atender as ligações feitas para os telefones que constam nos respectivos portais na Internet, bem como pelo fato de as correspondências eletrônicas enviadas paras as caixas de e-mail institucionais estarem retornando.

Ele solicita que representantes das prefeituras e câmaras mantenham contato pelo telefone 83-2108-3046 ou pelo e-mail cgupb@cgu.gov.br, objetivando obter a lista dos seus servidores que necessitam fazer a devolução do auxílio emergencial.

Clickpb

Imagens mostram aglomeração em cortejo fúnebre de prefeito de Ingá

O cortejo fúnebre do prefeito de Ingá, Manoel Batista Chaves Filho (PSD), chamou a atenção pela grande quantidade de pessoas nas ruas. Ingá em uma das cidades paraibanas que apresenta crescimento nos casos de contaminação pello novo coronavírus. A cidade parou para ver o cortejo do prefeito que morreu em decorrência de complicação provocado pelo Covid-19.

Imagens veiculadas no JPB da TV Paraíba, mostram centenas de pessoas aglomeradas enquanto homenageavam o gestor. Manoel da Lenha, como era popularmente conhecido, faleceu aos 64 anos na manhã desta quinta-feira (16), em um hospital localizado em Campina Grande.

A secretária de saúde adjunta do município e sobrinha do prefeito, Ezilãene Chaves Monteiro, disse que não houve velório e o sepultamento aconteceu no cemitério com portas fechadas. De acordo com ela, apenas a família presenciou o sepultamento.

Como a entrada das pessoas não foi permitida no cemitério, elas se reuniram na frente do local. Motoristas em carros e motocicletas também fizeram um cortejo fúnebre.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta quinta-feira, a cidade de Ingá tinha 632 casos confirmados da Covid-19 e cinco mortes registradas.

PBAgora

Mais de 24 mil pessoas já se recuperaram da covid-19 na Paraíba

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apontam que 24.253 pessoas já se curaram da contaminação pelo novo coronavírus (covid-10) na Paraíba. Infelizmente, 1.418já morreram. Segundo a SES, o estado tem hoje 65.423 casos confirmados.

Só nas últimas 24h foram registrados 1.484 novos casos. As mortes contabilizadas no boletim epidemiológico emitido nesta quinta-feira (16) foram registradas entre os dias 30 de maio e 13 de julho. Apenas 8 dos pacientes contabilizados hoje vieram a óbito nas últimas 24h.

As últimas mortes decorrentes da contaminação pelo novo coronavírus aconteceram nos seguintes municípios:

Areia (1), Belém (1), Brejo do Cruz (1), Cabedelo (1), Campina Grande (9), Conceição (1), Cuité de Mamanguape (1), Emas (1), Guarabira (1), Ingá (2), João Pessoa (12), Mari (1), Pedras de Fogo (1), Rio Tinto (1), São Bento (1),

Os casos confirmados estão distribuídos por 221 dos 223 municípios paraibanos:

Água Branca (40); Aguiar (20); Alagoa Grande (617); Alagoa Nova (219); Alagoinha (609); Alcantil (26); Algodão de Jandaíra (4); Alhandra (465); Amparo (12); Aparecida (41); Araçagi (401); Arara (139); Araruna (176); Areia (218); Areia de Baraúnas (7); Areial (37); Aroeiras (127); Assunção (30); Baia da Traição (349); Bananeiras (107); Baraúna (120); Barra de Santa Rosa (32); Barra de Santana (71); Barra de São Miguel (20); Bayeux (1130); Belém (543); Belém do Brejo do Cruz (16); Bernardino Batista (3); Boa Ventura (2); Boa Vista (61); Bom Jesus (7); Bom Sucesso (7); Bonito de Santa Fé (9); Boqueirão (210); Borborema (7); Brejo do Cruz (171); Brejo dos Santos (15); Caaporã (840); Cabaceiras (31); Cabedelo (2096); Cachoeira dos Índios (54); Cacimba de Areia (7); Cacimba de Dentro (98); Cacimbas (41); Caiçara (317); Cajazeiras (928); Cajazeirinhas (4); Caldas Brandão (123); Camalaú (1); Campina Grande (8674); Capim (130); Caraúbas (30); Carrapateira (28); Casserengue (168); Catingueira (15), Catolé do Rocha (202); Caturité (64); Conceição (139); Condado (98); Conde (556); Congo (42); Coremas (67); Coxixola (16); Cruz do Espírito Santo (244); Cubati (61); Cuité (129); Cuité de Mamanguape (81); Cuitegí (224); Curral de Cima (19); Curral Velho (1), Damião (5); Desterro (43); Diamante (3); Dona Inês (49); Duas Estradas (45); Emas (8); Esperança (340); Fagundes (64); Frei Martinho (5); Gado Bravo (77); Guarabira (2858); Gurinhém (298); Gurjão (19); Ibiara (17); Igaracy (4); Imaculada (26); Ingá (632); Itabaiana (878); Itaporanga (64); Itapororoca (392); Itatuba (226); Jacaraú (183); Jericó (5); João Pessoa (17.407); Joca Claudino (2); Juarez Távora (226); Juazeirinho (132); Junco do Seridó (32); Juripiranga (343); Juru (16); Lagoa (4); Lagoa de Dentro (68); Lagoa Seca (506); Lastro (15); Livramento (55); Logradouro (105); Lucena (242); Mãe d’Água (16); Malta (29); Mamanguape (1733); Manaíra (8); Marcação (133); Mari (681); Marizópolis (8); Massaranduba (241); Mataraca (125); Matinhas (56); Mato Grosso (9); Matureia (25); Mogeiro (105); Montadas (35); Monte Horebe (1); Monteiro (164); Mulungu (249); Natuba (47); Nazarezinho (12); Nova Floresta (33), Nova Olinda (7); Nova Palmeira (40); Olho D´Água (37); Olivedos (50); Parari (5); Passagem (30); Patos (2109); Paulista (77); Pedra Branca (1); Pedra Lavrada (27); Pedras de Fogo (1117); Pedro Régis (34); Piancó (101); Picuí (139); Pilar (213); Pilões (47); Pilõezinhos (190); Pirpirituba (165); Pitimbu (549); Pocinhos (76); Poço Dantas (4); Poço de José Moura (1); Pombal (209); Prata (3); Princesa Isabel (48); Puxinanã (216); Queimadas (713); Quixaba (26); Remígio (187); Riachão (38); Riachão do Bacamarte (199); Riachão do Poço (58); Riacho de Santo Antônio (20); Riacho dos Cavalos (6); Rio Tinto (746); Salgadinho (12); Salgado de São Felix (151); Santa Cecília (48); Santa Cruz (15); Santa Helena (11); Santa Inês (29); Santa Luzia (186); Santa Rita (1715); Santa Terezinha (46); Santana de Mangueira (5); Santana dos Garrotes (7); Santo André (6); São Bentinho (33); São Bento (863); São Domingos do Cariri (33); São Francisco (19); São João do Cariri (62); São João do Rio do Peixe (116); São João do Tigre (5); São José da Lagoa Tapada (30); São José de Caiana (32); São José de Espinharas (12); São José de Piranhas (82); São José de Princesa (1); São José do Bonfim (53); São José do Brejo do Cruz (5); São José do Sabugi (176); São José dos Cordeiros (8); São José dos Ramos (156); São Mamede (35); São Miguel de Taipu (90); São Sebastião de Lagoa de Roça (149); São Sebastião do Umbuzeiro (5); São Vicente do Seridó (35); Sapé (697); Serra Branca (105); Serra da Raíz (14); Serra Grande (8); Serra Redonda (165); Serraria (71); Sertãozinho (72); Sobrado (128); Solânea (228); Soledade (107); Sossego (8), Sousa (837); Sumé (120); Tacima (92); Taperoá (53); Tavares (45); Teixeira (105); Tenório (13); Triunfo (23); Uiraúna (31); Umbuzeiro (57); Várzea (9); Vieirópolis (4); Vista Serrana (3), Zabelê (9).

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 52%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 59%. Em Campina Grande, estão ocupados 47% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 56% dos leitos de UTI para adultos.

O índice de Isolamento Social foi de apenas 40,6%, considerado baixo em relação à meta de 70% e à mínima de 50%.

PB Agora

Jovem é morto a tiros no Santa Clara, em Patos

Por volta das 17 horas desta quinta-feira, 16/07,o autônomo Jurandy Batista da Silva Júnior, mais conhecido por Bibi, de 34 anos, foi morto a tiros nas proximidades da capelinha do bairro Santa Clara, na zona oeste de Patos.

Bibi residia no Santa Clara, era casado e deixa um filho de dois anos.

Não há qualquer informação ainda a respeito de suspeitos. A motivação e a autoria do homicídio ainda são desconhecidas das autoridades policiais.

É o segundo homicídio esta semana naquele setor da cidade. O primeiro aconteceu na noite da terça-feira, 14.

Folha Patoense

UEPB lança cursinho preparatório online para o Enem

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou um edital para formação de turmas com aulas online do Pró-Enem, cursinho preparatório para alunos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em janeiro de 2021. As inscrições serão realizadas de 21 a 28 de julho, exclusivamente através do site

Com a inviabilidade de aulas presenciais, devido à pandemia de Covid-19, a coordenação do cursinho vai realizar a preparação de alunos para o Enem com turmas na modalidade a distância, de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h30 e das 19h às 21h30, bem como aos sábados, das 8h às 12h, por meio de plataformas digitais. 

580 vagas

São disponibilizadas 580 vagas, sendo 200 vagas para o turno da tarde, de segunda a quinta; 280 vagas para o turno da noite, também de segunda a quinta; e 100 vagas para as turmas do sábado, distribuídas em 14 salas, com o total de 40 alunos por sala para as turmas tarde e noite e com 50 alunos por sala para as turmas aos sábados. Após o preenchimento das vagas, a sala será fechada. Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponibilizadas, os demais interessados ingressarão em um cadastro de reserva e serão convocados conforme surgimento de vagas por desistência ou disponibilidade para criação de novas salas/turmas. 

Inscrições

No ato da inscrição, o aluno que já concluiu o ensino médio deve preencher formulário eletrônico indicando a opção de turma e turno que deseja cursar, como também qual língua estrangeira deseja estudar (Inglês ou Espanhol), e anexar cópia digital do Certificado de Conclusão do Ensino Médio em Rede Pública Estadual ou Declaração de conclusão e Histórico Escolar. 

Os alunos inscritos dentro do número de vagas ofertadas serão organizados em grupos de WhatsApp informativos. Nesses grupos, separados por turma/sala, receberão informações como links e convites para as aulas online, indicação de sites, pastas no Drive com materiais, entre outros dados, assim como outras informações sobre o curso. Os grupos serão administrados por professores das respectivas salas.

Aulas

As aulas serão ministradas remotamente, conforme o formato e as diretrizes propostas pelo Enem. Assim, em todas as turmas serão ministrados os seguintes conteúdos e componentes: Literatura, Produção Textual, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), dentre outros conteúdos e temas de conformidade com a proposta do Enem. 

As aulas terão início no dia 11 de agosto, para as turmas de segunda a quinta-feira, nos turnos tarde e noite, e no dia 18 de agosto, para as turmas aos sábados. O encerramento das aulas está previsto para o dia 21 de janeiro de 2021. Outras informações sobre o Pró-Enem podem ser obtidas pelos telefones (83) 9 8886-6588 e (83) 9 8763-5904.

PortalCorreio

R$ 391 mil: Com Prefeitura de Patos no ‘aperto’, prefeito diz que, se TCE-PB mandar pagar salários de Dinaldinho, fará acordo para parcelamento

O prefeito interino Ivanes Lacerda disse em entrevista exclusiva ao ClickPB nesta quinta-feira (16) que, se o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) mandar a Prefeitura de Patos pagar os salários devidos ao prefeito afastado Dinaldinho Wanderley, será feito um acordo para parcelar a dívida até dezembro. Dinaldinho solicitou o pagamento dos 23 meses em que ele ficou sem a remuneração de gestor. Ele está afastado desde 2018, após ser denunciado na Operação Cidade Luz, que investiga fraudes em contratos de iluminação pública do município.

“Não tenho nenhum juízo de valor sobre isso. Estou aguardando parecer do TCE-PB. É sabido que o TCE-PB decidiu, em outros casos, que o valor era indevido. Já o TJPB, também em outras decisões, se pronunciou dizendo que os pagamentos eram devidos considerando que o vínculo ainda permanece e que não pagar vencimentos seria como punição antecipada. Eu não quero entrar nesse mérito da discussão. O que o TCE recomendar, nós vamos seguir”, declarou Ivanes Lacerda.

O prefeito interino também comentou sobre a possibilidade de o TCE-PB negar o pagamento de salários do prefeito afastado. “Se Dinaldinho se sentir prejudicado, tem o direito de recorrer para reparar o dano.”

Ivanes também relatou ao ClickPB que o Município de Patos está no aperto financeiro por causa de ações de gestões anteriores, o que foi constatado pelo TCE-PB em auditoria, e que, por isso, ainda está buscando equilibrar as contas e recuperar o crédito com fornecedores e a população. “Já teve caso de licitação deserta. O Município precisando de cimento e não apareceu ninguém para o processo licitatório. Porque as pessoas têm medo de sair um prefeito, entrar outro e esse não pagar.”

Por essa dificuldade financeira, Ivanes disse que o acordo para parcelamento será a solução em caso de a Prefeitura de Patos ter de pagar os R$ 391 mil devidos a Dinaldinho. “O Município tem que pagar, agendar dentro da possibilidade financeira, fazer um acordo, pagar o mês atual e parcelar o restante para que não sufoque o orçamento. Chamar ele (Dinaldinho) para um acordo, pagar o atual e parcelar o restante até dezembro.”

Ivanes é o quarto prefeito de Patos em menos de dois anos. Desde o afastamento de Dinaldinho, passaram pelo cargo o vice-prefeito, Bonifácio Rocha, o ex-presidente da Câmara de Patos, Sales Júnior, e, com a renúncia de Sales do Executivo e da liderança do Legislativo, foi feita nova eleição na Câmara e Ivanes foi eleito presidente da Câmara e passou a prefeito interino de Patos, automaticamente.

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, em sessão remota no dia 17 de junho, manter o afastamento do prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley. Na época, foi julgado um agravo da defesa para o retorno do gestor às funções na prefeitura do município do Sertão paraibano.

Clickpb

Assaltantes invadem residência e roubam moto e pertences de vítimas, no Vale do Piancó

Dois assaltantes invadiram e assaltaram populares em uma casa na manhã desta quinta-feira (16) na cidade de Diamante (PB). O fato ocorreu por volta das 10h na rua Celestina Mangueira Barros.

De acordo com informações das vítimas, os suspeitos entraram na residência, onde estava havendo uma pintura, e roubaram os celulares dos trabalhadores e a motocicleta do dono do imóvel, identificado apenas como Marquinhos; em seguida, fugiram.

Conforme moradores, um dos ladrões estava armado. Câmeras de segurança de uma casa próxima ao local flagraram o momento em que eles passam e depois voltam já com o veículo do roubo.

A Polícia Militar foi acionada e já está realizando diligências para identificar os suspeitos.

 

Fonte: Diamante Online

Motociclista que foi atropelado não resiste e perde a vida após acidente grave na cidade de Patos

Imagem: PatosTV

O Inspetor Hiroi, da Polícia Rodoviária Federal, enviou informações inerentes ao acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 15, na BR 230, próximo ao contorno próximo da antiga Chevrolet, que envolveu automóvel e uma motoneta em Patos.

De acordo com Hiroi, o acidente aconteceu quando um senhor de aproximadamente 40 anos, ainda não identificado, parou com sua esposa após problemas mecânicos na mobilete. A vítima teria parado na pista de rolamento e não no acostamento como orienta a legislação de trânsito.

O casal e a mobilete foram atingidos violentamente por um automóvel, modelo Classic, Chevrolet, que não conseguiu enxergar os envolvidos. O impacto deixou o homem e a mulher feridos, porém, o homem veio a óbito minutos depois no Hospital Regional de Patos.

As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A mulher, de acordo com relatos, ainda está internada e a Polícia Rodoviária Federal fez todos os levantamentos cabíveis ao fato.

O Inspetor Hiroi orientou para que os motoristas, em caso de problemas mecânicos, nunca parem na pista de rolamento, principalmente no período noturno que tem a diminuição da visibilidade.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Lula diz que Moro é candidato e “tenta convencer” que é oposição a Bolsonaro

O ex-presidente Lula afirmou em entrevista nesta quinta-feira (16) à Rádio Con Vos, da Argentina, que o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro tem um desafio para 2022, quando, em sua avaliação, deverá ser candidato a presidente: convencer o eleitorado que é oposição a Jair Bolsonaro, depois de ter ocupado o cargo de ministro da Justiça no atual governo.

“O Moro já provou que quer ser candidato em 2022. E agora tenta convencer de que é oposição a Bolsonaro”, expôs o ex-presidente.

Em outro momento, quando falava sobre a Lava Jato, voltou a fazer críticas à operação, a Moro e ao procurador Deltan Dallagnol. “Eu continuo desafiando ele pra um debate. Ele e o menino Dallagnol”, disse.

Lula também apontou as graves contradições na força-tarefa de Curitiba. “A Lava Jato era um instrumento de poder paralelo que teve como aparato jornais, televisões, rádios… Davam horas pra acusação e minutos pra defesa. E o juiz que teria que fazer o julgamento, tocava a acusação. É por isso que pedimos a anulação do processo”.

Durante a entrevista, o ex-presidente fez duras críticas ao governo Bolsonaro. “Estamos nos aproximando dos 2 milhões de casos de coronavírus no Brasil e não temos um ministro da Saúde. Temos um general, quando deveríamos ter alguém que entendesse de medicina”.

Nesta quarta-feira (15), ele concordou com Gilmar Mendes sobre a crítica feita pelo ministro do STF aos militares que ocupam cargos no Ministério da Saúde do governo Bolsonaro – a de que eles estariam sendo coniventes com o “genocídio” promovido pelo governo durante a pandemia de coronavírus.

Wscom com Brasil 247

Meteoro brilhante é avistado no Sertão da Paraíba

Meteoro brilhante foi visto no Sertão de Pernambuco na noite da quarta-feira (15) — Foto: (Foto: Atel Telecom/Clima Ao Vivo)

Um grande meteoro brilhante explodiu na atmosfera na noite desta quarta-feira (15), no céu do Sertão da Paraíba.

De acordo com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília).

O meteoro surgiu nos céus entre Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, e Carnaíba, no sertão de Pernambuco.

Conforme análise, o bólido seguiu na direção sudeste e desapareceu no céu na região sul de Arcoverde, também no Sertão pernambucano. O fenômeno ainda foi visto no Ceará e na Bahia.

“O objeto, o clarão que foi visto, foi com certeza um meteoro. Quando ele é muito brilhante, nós também chamamos de bólido. Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando”, detalhou o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita.

 

“No caso de ontem, a gente ainda não calculou o tamanho e a massa, mas acreditamos que tenha sido um pedaço de rocha de meio metro. E, pelas imagens, a gente acredita que alguns fragmentos dessa rocha tenha resistido à passagem atmosférica, chegando ao solo. Esses fragmentos nós chamamos de meteorito”, detalhou o diretor técnico da Bramon.

Marcelo Zurita ainda informou que a Bramon ainda está trabalhando na análise do vídeo para obter mais detalhes e saber quanto desse fragmento de rocha espacial foi preservado na queda. “É um trabalho que requer tempo”, disse.

Fenômeno

O doutor em astrofísica e professor de astronomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Thiago Signorini Gonçalves, explicou o que é o fenômeno. “Um bólido é um objeto particularmente brilhante, algo comparável com a lua cheia no céu. Esses objetos são bastante comuns, acontecem alguns milhares por ano, mas a gente nem sempre consegue detectar eles”, afirmou.

“Nesse caso, acabou chamando muita atenção porque foi visto em algumas regiões, em várias cidades no Nordeste. Mas são coisas relativamente comuns, não representam qualquer risco. Qualquer meteoro que pudesse apresentar risco, seria detectado antes de chegar à Terra”, explicou Thiago.

Clickpb com G1