Início Site Página 1707

Hugo anuncia empenho de R$ 40 milhões para a barragem Espinho Branco

Pelas redes sociais, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos/PB) anunciou o empenho de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais) para a construção da Barragem do Espinho Branco na cidade de Patos.

O parlamentar destacou ainda a luta para trazer recursos para o sertão. “É um sonho antigo, de mais de cinquenta anos, mas nem por isso a gente deve desistir. Lutar é uma marca do nosso mandato. A cidade de Patos ficou muito tempo sem um deputado federal e tem muita demanda a ser destravada, a exemplo do aeroporto, que terá a obra iniciada em breve, e do Centro de Oncologia que, graças a Deus, já está funcionando e atendendo a demanda do interior do nosso estado”, apontou.

O projeto de viabilidade de construção do Espinho Branco foi finalizado pela administração da ex-prefeita, Francisca Motta, no ano de 2014, e encaminhado ao deputado Hugo Motta em Brasília para a captação de recursos.

O pré-projeto identificou tecnicamente a viabilidade da captação de água, proveniente da sangria do Açude Capoeira, cujo atual destino é o Rio da Cruz, sem proveito como reserva hídrica para a população. “É uma oportunidade que temos de oferecer segurança hídrica para consumo humano e para o fortalecimento da agropecuária e da indústria”, destacou.

Motta informou ainda que a capacidade do reservatório do Espinho Branco é de 35 milhões de metros cúbicos de água. “Serão investidos quarenta milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional e mais quarenta milhões destinados pelo governador João Azevedo, totalizando oitenta milhões de reais investidos. Uma grande obra que, com certeza, auxiliará no crescimento e desenvolvimento da região”, finalizou.

Assessoria

Homem é preso suspeito de estuprar cadela em Cacimba de Areia

Um homem de 44 anos foi preso em Cacimba de Areia, região Metropolitana de Patos, suspeito de estuprar uma cadela em situação de rua, na tarde desta terça-feira (14).

A Polícia Militar recebeu uma denúncia de moradores vizinhos do suspeito e foi até a casa dele. A cachorra estava bastante assustada e sangrando.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil em Patos, onde foi autuado pelo delegado Manoel Martins no Art.32 da Lei 9.905/98 (Lei dos Crimes Ambientais). A pena do crime é de três meses a um ano de detenção.

Já o animal está sob os cuidados da Ong Adota Patos.

Airton Alves – PatosVerdade

Jovem é assassinato a tiros em Itaporanga

O jovem diamantense Eduardo Alves Fernandes, mais conhecido como Lúcio Mala “Veia”, de 23 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde desta terça-feira (14) na cidade de Itaporanga (PB).O fato ocorreu por volta das 13h00 no conjunto Chagas Soares.

De acordo com informações não oficiais de populares, a vítima se encontrava em uma residência, quando chegaram dois homens em uma motocilceta atirando contra ele, que saiu correndo e foi atingido ao menos quatro vezes.

A Polícia Militar foi acionada, se deslocou para o local e isolou a área para a chegada da perícia. Os suspeitos fugiram depois do homicídio, mas foram interceptados por um bloqueio da PM. Eles foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Eduardo era de Diamante, mas morava no município itaporanguense. Ele tinha várias passagens pela polícia, por rourbo à mão armada, tentativa de homicídio e lesão corporal.

Fonte: Diamante Online

Secretaria de Educação de Patos lança calendário de aulas remotas para alunos da Rede Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Patos anunciou nesta terça-feira (14), um calendário de retorno das aulas para os alunos da Rede Municipal de Ensino. As aulas retornarão de forma remota e acontecerão através de videoaulas e entrega de atividades impressas.

De acordo com o calendário, a educação infantil inicia suas aulas remotas na próxima segunda-feira, dia 20. As turmas das pré-escolas das escolas, anos iniciais, Ensino Fundamental, Educação do Campo, e Centro de Referência Irmã Benigna, terão suas aulas remotas iniciadas no dia 27 de julho. Já os alunos dos anos finais, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão suas aulas a partir de 03 de agosto.

“Vamos retomar o nosso ano letivo, infelizmente ainda não de forma presencial, pois a situação da pandemia ainda não nos permite. Então, considerando a pandemia, mas também para não prejudicar os nossos alunos, nós iremos dar início às aulas de forma remota,” avisou a coordenadora pedagógica da Educação, Amélia Silva.

Segundo a coordenadora, foi optado por fazer o retorno de uma forma escalonada para que tudo seja organizado de uma melhor maneira, e para que se possa ir analisando gradativamente o que funciona e readequando o que não.

“O nosso foco de aula remota será através de vídeos de curta duração enviados através do WhatsApp, bem como a entrega de atividades impressas. Então, a cada sexta-feira os pais irão até a escola buscar o bloco de atividades da semana posterior”, informou Amélia Silva.

A primeira entrega de atividades para as creches se dará já no dia 17. Para os alunos do Fundamental I as atividades serão entregues no dia 24, e do Fundamental II no dia 31. “Eles recebem as atividades na sexta-feira e durante a semana seguinte eles recebem os vídeos, as explicações dos professores e todo acompanhamento durante seu horário de aula,” explicou a coordenadora pedagógica.

Amélia informou ainda que os pais foram avisados durante as entregas dos kits de alimentação escolar, onde na oportunidade também foram atualizados contatos telefônicos dos responsáveis pelos alunos para que o contato e o envio das aulas sejam possíveis.

“É fundamental a participação da família nesse momento. A escola chama a família para sua responsabilidade de dividir o processo educacional. Então, a gente chama os pais para virem à escola buscar as atividades dos seus filhos nos dias marcados. Pedimos que fiquem atentos aos grupos que as escolas estão montando, e às informações que as escolas de seus filhos estão repassando, para que dê tudo certo,” finalizou a coordenadora.

Coordecom

Cobrança de matrículas nas universidades e faculdades particulares da Paraíba estão suspensas

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) Adriano Galdino (PSB), em publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15), promulgou a Lei 11.738, de autoria do deputado Tião Gomes (Avante), em que suspende a cobrança de matrículas nas universidades e faculdades particulares na Paraíba enquanto não houver o término das aulas do primeiro semestre letivo de 2020.

De acordo com a publicação, os estudantes e seus pais que forem impelidos a pagar a matrícula devem denunciar a universidade ou faculdade à autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (PROCON-PB).

Ainda segundo determinação da nova Lei, fica estabelecido que o valor das multas às universidades e faculdades que descumprirem esta Lei serão estabelecidas por Decreto regulamentador do Chefe do Poder Executivo Estadual.

A Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Confira:

Wscom

 

Governador da Paraíba autoriza retorno do Campeonato Paraibano de Futebol

O governador da Paraíba, João Azevêdo, autorizou o reinício do Campeonato Paraibano de Futebol. O decreto com a autorização foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (15).

De acordo com a publicação, o art. 8º do Decreto 40.354, de 10 de julho de 2020, publicado no Suplemento do Diário Oficial do Estado no dia 11 de julho de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

” Fica autorizado o retorno dos jogos do campeonato paraibano de futebol profissional, a partir do dia 16 de julho de 2020, observados os protocolos defi nidos pelas autoridades sanitárias, sendo vedada a presença de torcedores até ulterior deliberação”.

Clickpb

Prefeitura de Santa Terezinha inicia hoje a segunda etapa da distribuição do Kit de Alimentação Escolar; veja o cronograma

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB através da Secretaria Municipal de Educação vem informar que a segunda etapa de entrega do Kit de Alimentação Escolar será realizada nos dias 15,16 e 17 de julho, nas referidas unidades escolares.

O kit será entregue aos pais ou responsáveis pelo aluno, mediante documento de identificação do pai ou responsável e registro do aluno, como ocorreu na primeira etapa sendo entregue um kit para cada aluno.

Será obrigatório uso de máscaras e no local haverá álcool 70% como medida protetiva contra a Covid-19.

A entrega seguirá o seguinte cronograma:

  • Dias 15 e 16 – Manhã – CMEI Regina Maria da Conceição das 08h às 12h;
  • Dias 15 e 16 – Manhã – EMEIF. Pedro Soares de Almeida das 08h às 12h;
  • Dias 15 e 16 – Manhã – EMEF. Colégio Santa Terezinha das 8h às 12h;
  • Dias 16 e 17 – Manhã – Escolas do Campo das 08h às 11h;
  • Dia 16 : Escola Porfirio Higino, no sítio Santana; Escola Antônio Carneiro, no assentamento Dom Expedido e Escola Vereador Francisco Barbosa, no sítio Maracujá;
  • Dia 17: Escola Polonordeste Tamanduá, na fazenda Tamanduá; Escola Manoel Rodrigues, no sítio Várzea Redonda, Escola Urtiga de Baixo, sítio Urtiga de Baixo e Escola Alta Farias, assentamento Aroeiras.

Para os alunos do Ensino Infantil o kit é composto por: Macarrão, arroz branco, açúcar, leite em pó, biscoito doce, flocos de milho, farinha de arroz e ovos de galinha. Já os alunos do Ensino Fundamental o kit é composto por: flocos de milho e ovos de galinha.

Secretaria Municipal de Saúde emite Boletim Epidemiológico detalhado da Covid-19, em Santa Terezinha; veja no gráfico a evolução da doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha – PB emitiu no sábado (10) um Boletim Epidemiológico da Covid-19 com a evolução da doença no município.

No gráfico é possível observar que o primeiro caso confirmado ocorreu no dia 5 de maio. O maior número de pessoas infectadas por dia aconteceu em 1 de junho com seis pacientes e 16 casos confirmados desde o surgimento do primeiro caso. No sábado, foram confirmadas mais três pessoas com a doença, totalizando 41 casos confirmados.

Até o momento são 201 casos notificados, sendo 144 casos descartados, 16 casos em análise e 41 casos confirmados (28 pessoas curadas, 12 pessoas em tratamento domiciliar (isolamento), uma pessoa em tratamento hospitalar e nenhum óbito).

Acidente envolvendo um veículo deixa uma adolescente morta e um jovem ferido, no Vale do Piancó

Uma adolescente de 17 anos de idade, morreu vítima de um capotamento, envolvendo um veículo Onyx, de cor cinza, por volta das 9h, da manhã deste domingo (12), na BR 361, no trecho que fica a cerca de 8 quilômetros da cidade de Piancó. O jovem Ryan Davi Vicente, 19 anos de idade, que residia no Bairro Santo Antônio, na cidade de Piancó, dirigia o veículo e ficou ferido.

De acordo com informações de populares, que estiveram no local do acidente, o jovem Ryan conduzia o veículo na rodovia, quando perdeu o controle do volante e o carro se chocou com uma pedra e capotou por várias vezes.

O jovem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU para o hospital Regional Wenceslau Lopes, em Piancó. Já a adolescente morreu no local.

Fonte: Vale do Piancó Notícias

Polícia Militar apreende arma de fogo em Patos

Na tarde deste domingo, 12, a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima tratando de um indivíduo que após conflito com outro, teria sacado uma arma de fogo, e que após o fato o acusado havia guardado a arma no interior de um veículo.

Chegando ao local, duas guarnições de rádio patrulhamento do 3º BPM realizaram a abordagem do veículo denunciado e foi localizado um revólver calibre 32, com cinco munições.

O proprietário do veículo afirmou que havia dado uma carona a outro indivíduo que estaria com essa arma de fogo, deixando o local no momento da abordagem.

O acusado foi encaminhado para a Delegacia de Policia Civil para realização dos procedimentos necessários. Neste momento outro indivíduo de 17 anos apresentou-se alegando ser o proprietário da arma.

PatosOnline com Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 3º BPM