Início Site Página 1708

Três municípios no Vale do Piancó alcançam bandeira verde na podem retomar comércio e serviços sem restrições

A região do Vale do Piancó tem 3 municípios que podem reabrir o comércio e retomar todas as outras atividades durante a pandemia do novo coronavírus: Santa Inês, Santana de Mangueira e São José de Caiana. Ao todo, a Paraíba tem 23 municípios com a mesma condição. Eles alcançaram a bandeira verde, que indica um maior controle pandêmico e possibilidade de retomada com segurança, mas obedecendo aos protocolos de distanciamento e uso de proteção com máscaras e álcool gel.

As novas bandeiras que estabelecem a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades em toda a Paraíba foram divulgadas na noite deste sábado (11) e já estão disponíveis na página oficial do Governo do Estado, onde é possível ver as listas com todas as bandeiras. Os dados apontam que 182 (82%) municípios possuem bandeira amarela; 23 (10%) bandeira verde; e 18 (8%) bandeira laranja.

Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação, que tem vigência entre os dias 13 e 27 de julho. Com isso, Bayeux e Santa Rita, que estavam com bandeira vermelha e tendo altos índices de casos confirmados, conseguiram estabilização e passam agora a ter bandeira amarela. Podem retomar atividades, mas com algumas restrições.

PortalCorreio

Avaliação aponta que 182 municípios da PB estão com bandeira amarela

As novas bandeiras que estabelecem a matriz de orientação para a retomada gradual das atividades em toda a Paraíba foram divulgadas na página oficial do Governo do Estado. Os dados apontam que 182 (82%) municípios possuem bandeira amarela; 23 (10%) bandeira verde; e 18 (8%) bandeira laranja. Nenhum município da Paraíba obteve a bandeira vermelha na terceira avaliação, que tem vigência entre os dias 13 e 27 de julho.

As cores das bandeiras que subsidiam os gestores municipais na tomada de decisões acertadas para evitar o aumento da propagação do novo coronavírus, permitindo o retorno seguro e paulatino das atividades econômicas, levam em consideração as taxas de obediência ao isolamento, progressão de novos casos da Covi-19 e ocupação hospitalar e são analisadas cumulativamente em intervalos de 15 dias. Na avaliação passada, 136 municípios estavam com a bandeira laranja; 79 com bandeira amarela; oito bandeira vermelha; e nenhum obteve a bandeira verde.

Ocupação de leitos

O secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explicou que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi o principal fator para a ampliação da flexibilização, uma vez que a Paraíba manteve a média da taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 60% em todo o estado. “Ficar em casa o quanto possível, sempre usar máscaras ao sair, sempre evitar aglomerações, nunca incentivar práticas que coloquem sua saúde e a dos demais em risco são aprendizados deste Novo Normal que devem ser parte do cotidiano de todos nós”, observou.

Bandeira amarela

Nos municípios classificados com bandeira amarela residem 86,95% da população paraibana. Estão inseridos na bandeira, João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Guarabira, Itaporanga e Monteiro. A classificação permite o funcionamento do comércio varejista e do transporte coletivo municipal, de acordo com os protocolos obedecidos pelas autoridades competentes.

Já Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa, se mantiveram com bandeira laranja. Princesa Isabel, Matureia e Bonito de Santa Fé, que antes estavam na bandeira amarela, passaram agora para a bandeira laranja e devem manter apenas o funcionamento de atividades essenciais, sem a necessidade de restrição de circulação de pessoas.

Bandeira laranja e vermelha

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, podem funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

‘Novo normal’

O plano ‘Novo Normal Paraíba’ foi viabilizado devido à consistente ampliação das capacidades de resposta do Sistema de Saúde paraibano; ao aumento da testagem da população; e aos avanços das medidas para desaceleração paulatina da disseminação do vírus; além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste.

PortalCorreio

Surto de sarampo preocupa gestores de saúde em todo o Brasil

No momento em que gestores de saúde e governantes de todo o país somam esforços para combater a pandemia da Covid-19, as cinco regiões do país sofrem um surto de sarampo. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 29 de dezembro do ano passado e 20 de junho deste ano, foram confirmados 4.958 casos da doença em 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Os estados do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram 96,8% de todos os diagnósticos de sarampo no Brasil, com 4.804 casos confirmados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Pará lidera o ranking de registros (2.618) e de óbitos (3). A Secretaria de Saúde do estado (Sespa) confirma um número ainda maior de casos, com 3.759 registros.

PBAgora

Após bandeira amarela, mercados públicos, feiras livres e salões de beleza são reabertos em Patos

Imagem: Josley Oliveira

O município de Patos, na Paraíba, foi avaliado neste sábado (11), com a bandeira amarela, de acordo com o Plano Novo Normal do Governo do Estado. Com a mudança da bandeira, o prefeito Ivanes Lacerda publicou nesta segunda-feira (13), um novo decreto autorizando abertura de comércios como os mercados públicos, as feiras livres e os salões de beleza.

Os estabelecimentos devem reabrir obedecendo os protocolos de segurança sanitária e em horário comercial de 8h às 18h. 

Os estabelecimentos que são autorizados a abrirem a partir deste dia 14 de julho devem fazer monitoramento da entrada e saída dos consumidores, permanência com uso de máscara, disponibilização de álcool gel, barreiras sanitárias em tapete umedecido com água sanitária ou similar. A permanência de 01 (uma) pessoa a cada quatro metros quadrados (4m²), incluindo funcionários, colaboradores e consumidores.

O mercado Darcílio Wanderley será aberto, com horário de funcionamento de 07h às 17h. Não será permitido o consumo de bebidas em geral e comidas no interior do mercado, mas os restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery e drive thru. O Mercado Público Juvino Lilioso(mercado da carne), inclusive as feiras livres, poderão funcionar de segunda-feira à sexta-feira. 

Os shoppings e galerias devem reabrir em horário habitual. Já as atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró), podem ser realizadas, mas sempre com uso de máscaras e obedecendo o distanciamento entre as pessoas.

Os hotéis e pousadas e similares ficam autorizados a voltar as atividades normais, obedecendo todos os protocolos de segurança e higienização dos ambientes. 

Fica autorizado o retorno dos treinos pelos times de futebol do campeonato paraibano de futebol, respeitando o plano de retomada do futebol paraibano, expedido pela Federação Paraibana de Futebol, bem como orientação do Estado da Paraíba, utilizando para tanto o Estádio Municipal José Cavalcante, sendo vedado o treinamento em academias ou ambientes fechados.

O funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e afins seguirá o funcionamento na forma de delivery e drive trhu, obedecendo condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes. 

Permanecem fechados os estabelecimentos como: academias, áreas de lazer, feira da troca, casas noturnas, de festas ou de espetáculos, cinemas, bares e restaurantes. Ficam suspensas as aulas presenciais da rede pública municipal de ensino até o dia 30 de julho do corrente ano, podendo ser antecipado ou postergado de acordo com os dados epidemiológicos do município.

Confira o decreto

Clickpb

Encerramento da Festa de Santo Expedito ocorreu no sábado, no Assentamento Dom Expedito

Aconteceu no sábado (11) o encerramento da Festa de Santo Expedito, no Assentamento Dom Expedito (Capesa), município de Santa Terezinha (PB).

A missa ocorreu no pátio da igreja às 19h, sendo celebrada por Padre Erivaldo Alves, vigário da Paróquia de São João Batista, município de Olho D’Água.

Os católicos acompanharam o rito litúrgico através das redes sociais da Paróquia de Santa Teresinha e da transmissão da Rádio Conexão FM (104,9).

Após a missa teve a descida da bandeira, pelos padrinhos Antônio e Ceuda.

A festa religiosa iniciou na quarta-feira e todas as noites na capela tinha celebrações.

Josley Oliveira – PortalSantaTeresinha.com

Imagens: Rádio Conexão FM

Agentes de trânsito da STTRANS identificam veículo roubado, em Patos

Os agentes de trânsito da STTRANS, pertencentes ao Núcelo de fiscalização do órgão de trânsito de Patos, identificaram, nesta quinta-feira, dia 09 de julho, um veículo com registro de roubo.

A fiscalização estava realizando rondas quando percebeu o motorista do carro, um Gol de cor prata, dirigindo e falando ao celular no centro da cidade. Ao ser consultada a placa do veículo, foi constatado que o Gol tem restrição de roubo e furto. O motorista foi abordado pela fiscalização e agentes de trânsito que acionaram a Polícia Militar.

O veículo e condutor foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.

Coordecom

Polícia Militar desarticula possível desmanche de motos na cidade de Patos e prende indivíduos

Na manhã da quinta-feira dia 09 de julho as guarnições da ROTAM 3° CEPMotos receberam, via ciop, a informação de que um indivíduo teria sido visto transitando no bairro dos sapateiros na cidade de Patos-PB em uma moto Honda POP vermelha roubada na noite anterior.

Após diligências, as guarnições depararam-se com o indivíduo que ao avistar as guarnições soltou a moto e correu para o interior da sua residência.

Diante do flagrante, os policiais adentraram à residência e prenderam em flagrantes dois indivíduos, um deles seria o mecânico responsável pelo desmanche das motos roubadas. Após buscas, foram localizados alguns celulares e uma quantia de R$ 4.557,00 .

Os indivíduos juntamente com o material apreendido foram entregues à autoridade competente para as medidas cabíveis.

Até o momento da ocorrência, por volta de dez vítimas foram à delegacia e reconheceram um dos acusados como responsável pelos roubos ocorridos nos últimos dias.

PatosOnline com 3° Companhia Especializada em Policiamento com Motocicletas (3ª CEPMotos)

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro, em razão do estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A Lei nº 14.024/2020 foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

A norma estabelece o direito à suspensão dos pagamentos aos estudantes que estavam em dia com as prestações do financiamento até 20 de março de 2020, quando foi reconhecido o estado de calamidade pelo Congresso Nacional. Também poderão suspender os pagamentos aqueles com parcelas em atraso por, no máximo, 180 dias, devidas até 20 de março.

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos “de forma diluída nas parcelas restantes”, sem cobrança de juros ou multas. Em todas as situações de suspensão de pagamentos, o estudante não poderá ser inscrito em cadastros de inadimplentes e não será considerado descumpridor de quaisquer obrigações junto ao Fies.

A suspensão vale para os pagamentos em fase de utilização, carência ou amortização e, para obtê-la, o estudante deverá manifestar o interesse ao banco no qual detém o financiamento, presencialmente ou por meio dos canais de atendimento eletrônico.

Refinanciamento

Além da suspensão de pagamento, o texto aprovado no mês passado no Congresso, cria um sistema de refinanciamento. No caso de quitação integral até 31 de dezembro de 2020, haverá redução de 100% dos encargos moratórios. Na regra atual, a redução é de 50%.

Também poderá ser feita a liquidação em quatro parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022, ou 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos e pagamento a partir de 31 de março de 2021. Já os parcelamentos feitos em 145 ou 175 parcelas mensais receberão redução de 40% e 25%, respectivamente, e os pagamentos começam a partir de janeiro de 2021.

Nesses parcelamentos, o valor de entrada será a primeira parcela mensal a ser paga. Como o parcelamento começa do zero, podem ser incluídas as parcelas não quitadas.

Outros dispositivos

A nova lei também prevê o abatimento nas parcelas do Fies para médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde com seis meses de trabalho no atendimento a infectados pela covid-19. Dessa forma, o Fies poderá abater, mensalmente, 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento. Também poderá ser abatido até 50% do valor mensal devido ao Fies por esses profissionais.

A lei ainda aumenta o limite de participação da União no Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) dos atuais R$ 3 bilhões para até R$ 4,5 bilhões. O fundo garantidor assume uma parte dos riscos das operações de crédito educativo do Fies, e é destinado especificamente a estudantes de baixa renda.

Criado em 2001, o Fies tem o objetivo de facilitar o acesso de estudantes aos cursos de ensino superior oferecidos por instituições privadas. Desde 2018, o financiamento é ofertado em duas modalidades, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O primeiro é operado pelo governo federal a juros zero para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica na cobrança de juros.

Veto

Na lei sancionada hoje, o presidente Jair Bolsonaro vetou o dispositivo que permitia a concessão do P-Fies em complementaridade aos financiamentos pelo Fies, argumentando que essa permissão estimula a inadimplência dos beneficiários do programa. Atualmente, a complementaridade é aplicável somente a cursos autorizados pelo Comitê Gestor do Fies.

O veto ainda será apreciado pelo Congresso Nacional.

Suspensão em vigor

Em maio, o Ministério da Educação anunciou a suspensão do pagamento de duas a quatro parcelas do Fies, conforme previsto na Lei nº 13.998/2020. Nesse caso, a medida vale apenas para os estudantes que estavam em dia com as parcelas até 20 de março.

Nessa semana, o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal abriram os canais para requerer a suspensão.

Agência Brasil

Bolsonaro anuncia professor e pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta sexta-feira (10) por meio de uma rede social o professor e pastor evangélico Milton Ribeiro como novo ministro da Educação. Logo após o anúncio de Bolsonaro, a nomeação foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”.

Ribeiro será o quarto ministro a comandar a pasta em um ano e meio de governo Bolsonaro. Os antecessores são Ricardo Vélez Rodríguez, Abraham Weintraub e Carlos Alberto Decotelli.

O novo ministro da Educação é militar da reserva do Exército e pastor da Igreja Presbiteriana de Santos.

Segundo o currículo na Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ele é graduado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em direito constitucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, instituição da qual é ex-vice-reitor.

Desde maio de 2019, Ribeiro é membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República — primeiro a ser nomeado para o órgão por Bolsonaro.

No governo Bolsonaro, o MEC é uma das pastas que mais sofrem a influência da ala ideológica do governo, que segue o ideólogo Olavo de Carvalho. Abraham Weintraub foi o principal representante dessa ala.

Mais cedo, antes do anúncio de Milton Ribeiro, Bolsonaro nomeou indicados por Weintraub para o Conselho Nacional da Educação. Os nomes indicados por Weintraub, quase todos aprovados por Bolsonaro, agradam a ala ideológica que apoia o presidente. São perfis conservadores, do movimento Escola Sem Partido, nomes próximos do escritor Olavo de Carvalho ou que defendem a ampliação do ensino a distância, segundo informou o Blog da Ana Flor.

O último ministro a ocupar o posto foi Carlos Alberto Decotelli, que ficou no cargo menos de uma semana e caiu após polêmicas envolvendo o currículo dele. Decotelli chegou a ser nomeado, mas sequer tomou posse.

Desde então, chegaram a ser cotados para o MEC o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, que desistiu da indicação, e o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), que, segundo Bolsonaro, era um “reserva” para a hipótese de não encontrar outro nome para a pasta.

Quando foi eleito presidente, em 2018, Bolsonaro disse que o MEC passaria a priorizar um “ensino de qualidade” para os jovens serem bons profissionais, “deixando de lado” temas relacionados ao que ele costuma chamar de “ideologia de gênero” e “ideologia voltada para o desgaste dos valores familiares”.

Para Bolsonaro, Paulo Freire é um “energúmeno”. Freire é considerado patrono da educação brasileira e autor do único livro brasileiro a aparecer na lista dos 100 títulos mais pedidos pelas universidades de língua inglesa consideradas pelo projeto Open Syllabus.

Clickpb com G1 Brasília

Bolsas disponíveis para o Prouni já podem ser consultadas por candidatos

Apesar das inscrições só serem iniciadas na próxima terça-feira (14), candidatos interessados em participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) já podem consultar as opções de bolsas ofertadas pelo programa. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os quatro estados com maior oferta de bolsas são: São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Paraná, respectivamente. O processo seletivo do Prouni é feito em duas chamadas e lista de espera. A primeira deve ser divulgada ainda este mês, no dia 21 de julho.

Na edição deste ano, devem ser disponibilizadas 167.780 bolsas, sendo 60.551 integrais e 107.229 parciais. O candidato pode realizar a busca no portal do Prouni. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.

Já para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal do candidato deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. Além da renda, o estudante precisa ter participado do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas e não ter zerado a redação.

Confira, a seguir, a quantidade de bolsas ofertadas por estado em cada uma das modalidades.

UF / Bolsas Integrais / Bolsas Parciais / Total

AC / 492 / 620 / 1.112

AL / 658 / 821 / 1.479

AM / 1.294 / 2.328 / 3.622

AP / 323 / 27 / 350

BA / 3.630 / 13.775 / 17.405

CE / 2.240 / 4.623 / 6.863

DF / 1.697 / 6.269 / 7.966

ES / 821 / 573 / 1.394

GO / 2.306 / 6.935 / 9.241

MA / 981 / 8.054 / 9.035

MG / 5.384 / 7.188 / 12.572

MS / 712 / 436 / 1.148

MT / 983 / 316 / 1.299

PA / 1.825 / 2.640 / 4.465

PB / 912 / 1.485 / 2.397

PE / 2.352 / 7.252 / 9.604

PI / 624 / 1.833 / 2.457

PR / 3.146 / 9.311 / 12.457

RJ / 2.896 / 2.919 / 5.815

RN / 730 / 567 / 1.297

RO / 788 / 1.256 / 2.044

RR / 168 / 30 / 198

RS / 4.322 / 5.222 / 9.544

SC / 2.560 / 771 / 3.331

SE / 572 / 1.341 / 1.913

SP / 17.600 / 20.258 / 37.858

TO / 535 / 379 / 914

Total no país: 60.551 / 107.229 / 167.780

*Com informações do MEC

Fonte: PBAgora com Agência Educa Mais Brasil