Início Site Página 1721

Datafolha: para 76% dos brasileiros, escolas devem continuar fechadas por causa da pandemia

Pesquisa Datafolha aponta que 76% dos brasileiros acreditam que as escolas deveriam continuar fechadas nos próximos dois meses por causa da pandemia do coronavírus. A pesquisa foi publicada na edição deste sábado (27) do jornal “Folha de S.Paulo”. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa mostra que:

  • 21% acreditam que as escolas deveriam ser reabertas
  • 76% acham que as escolas deveriam continuar fechadas
  • 2% não sabem

O Datafolha aponta que não há diferença significativa na opinião entre as faixas de renda familiar. Entre as pessoas que têm renda familiar de até 2 salários mínimos, 77% defendem que as escolas continuem fechadas. Já entre os que ganham mais de 10 salários mínimos o percentual é de 73%.

A situação também se repete entre os tipos de municípios: para 77% dos entrevistados que moram na região metropolitana, as escolas não devem abrir agora. No interior, o percentual é de 76%.

Segundo o Datafolha, a principal diferença de opinião aparece na segmentação de avaliação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de junho e ouviu 2.016 pessoas de todo o país por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Entre os ouvidos que consideram Bolsonaro ótimo ou bom, as respostas foram:

  • 38% acreditam que as escolas deveriam ser reabertas
  • 60% disseram que as escolas deveriam continuar fechadas
  • 2% não sabem

Entre os participantes que consideram o presidente regular:

  • 23% acreditam que as escolas deveriam ser reabertas
  • 75% responderam que as escolas deveriam continuar fechadas
  • 2% não sabem

Entre quem acha Bolsonaro ruim ou péssimo:

  • 9% acreditam que as escolas deveriam ser reabertas
  • 89% disseram que as escolas deveriam continuar fechadas
  • 2% não sabem

Uma maior diferença também aparece entre sexos.

Entre o sexo masculino:

  • 26% disseram que as escolas deveriam ser reabertas
  • 71% responderam que as escolas deveriam continuar fechadas

Entre o sexo feminino:

  • 18% disseram que as escolas deveriam ser reabertas
  • 81% responderam que as escolas deveriam continuar fechadas
Clickpb com G1

Coronavírus: Estado e Municípios devem divulgar em tempo real ocupação de leitos

Imagem da internet

O governador João Azevedo sancionou nessa sexta-feira (26) a Lei 11.714/2020, de autoria do deputado Felipe Leitão (Democratas), que dispõe sobre o compartilhamento e a divulgação, em tempo real, das informações sobre o número total de leitos clínicos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), proporção atual da ocupação atingida e número de respiradores, inclusive os já em uso.

A medida, segundo o autor, busca traçar um quadro eficiente de como a rede pública hospitalar está enfrentando a pandemia causada pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. O Governo do Estado já disponibiliza essas informações, veja aqui.

A lei determina que esses dados sejam fornecidos pelo Estado da Paraíba e Municípios a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Ministério Público Estadual (MPPB) e Defensoria Pública Estadual. A informação deverá ser prestada em um único endereço eletrônico, com acesso franqueado a todos os prefeitos, ao governador e seus respectivos secretários de saúde, aos deputados estaduais, promotores de Justiça e defensores públicos estaduais, que poderão visualizar, integralmente, todos os dados ali informados, em tempo real.

A medida determina ainda que atingida a ocupação de 80% do número global de leitos de UTI, independente da destinação específica dos mesmos, cabe aos prefeitos emitirem alerta para a população local, a fim de obter a maior cooperação nas medidas adotadas para a contenção da pandemia.

Segundo Felipe Leitão, o objetivo é obter a maior adesão da população quanto às medidas emergenciais que se fizerem necessárias à contenção da doença. “As informações sobre a ocupação de leitos, de que trata esta lei, deverão ser disponibilizadas de forma sistematizada, através de site e rede social, para acesso de todos”, disse o autor.

O parlamentar parabenizou o governador pela sanção e agradeceu ao Legislativo Estadual pelo apoio ao projeto. Ele ressaltou o caráter constitucional da medida, que se vale do art.37, da Carta Magna, que consagrou “que todos os atos administrativos sejam levados ao povo com base no princípio da publicidade”.

PortalCorreio

Ministro Gilmar Mendes rejeita agravo de RC no caso da Operação Calvário

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, durante julgamento virtual realizado pela Segunda Turma do STF, manteve o entendimento de que não houve descumprimento pelo Tribunal de Justiça da Paraíba de uma decisão por ele proferida determinando que a defesa do ex-governador Ricardo Coutinho tivesse total acesso aos documentos do caso da Operação Calvário, como o inteiro teor das colaborações premiadas mencionadas na denúncia ofertada em janeiro de 2020 pelo Ministério Público estadual.

Com isso, o ministro voltou contra o agravo justificando que somente não foram disponibilizados à defesa de Ricardo Coutinho os documentos que não estão sob o poder do TJ.

“Não há que se falar em descumprimento da minha decisão, já que somente não foram disponibilizados à defesa documentos que não estão sob a responsabilidade e poder da autoridade reclamada” pontuou.

Gilmar Mendes também rejeitou os pedidos de reabertura do prazo para apresentar defesa prévia e de suspensão do processo.

Neste caso o ministro explicou que a tese da defesa já foi expressamente analisada e refutada na decisão anteriormente proferida, sem que a defesa tivesse contestado.

Com essas razões, voto por negar provimento ao agravo regimental”, finalizou o ministro.

Apenas o voto do relator foi disponibilizado até o momento. O julgamento vai prosseguir para colher os demais votos dos membros da Corte. A previsão de encerramento é dia 4 de agosto.

Fonte: PB Agora com os Guedes

Prefeitura de Santa Terezinha segue em ritmo acelerado obras de saneamento básico por toda a cidade

A Prefeitura de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura segue em ritmo acelerado obras de saneamento básico por toda a cidade.

Desde os primeiros dias da atual gestão municipal que vem sendo desenvolvido o trabalho de construção de galerias e a desobstrução de esgotos, utilizando manilhas ou canos, dependendo da situação da obra.

Atendendo ao pedido dos moradores da Rua Nicolau Vicente, a Prefeitura intensificou o trabalho e estão sendo feitos 90 metros de galerias de esgotos, acabando com o mau cheiro, diminuindo os insetos e melhorando a saúde daqueles moradores.

Este ano foram feitos 150 metros no bairro Pedregal por trás da Unidade de Saúde Chico Badú, foram consertados 27 metros na Rua Francisco Corcino de Lucena e consertados 25 metros na Rua Projetada por trás do Colégio Santa Terezinha.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura entre novas galerias e consertos da rede de esgotos foram realizados quase 2.000 metros de tubulações e de encanações.

‘Operação Guarda Costa’ utiliza helicóptero e apreende armas e homens são presos, no Vale do Piancó

Uma ação conjunta das polícias civil de militar deflagrou a “Operação Guarda Costa”, no início da manhã desta sexta-feira (25), na zona rural de Santana de Mangueira, no Vale do Piancó e na área urbana de São José de Belmonte, no estado do Pernambuco.

De acordo com informações do delegado seccional do Vale do Piancó, Carlos Seabra, foram apreendidas três espingardas calibre 32, além de munições de revólver calibre 38 e celulares.

Ainda de acordo com o delegado, três pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Conceição, onde serão autuadas pelo crime de posse irregular de arma de fogo.

Ao portal Vale do Piancó Notícias, na ação foi utilizado um helicóptero e o título Operação Guarda Costa se deu em função de investigações a cerca de possíveis crimes contra policiais.

Vale do Piancó Notícias

Mulheres arrombam mercadinho e roubam gaveta do caixa, no sertão

Duas mulheres arrombaram na madrugada desta sexta-feira (26), um mercadinho na cidade de Catolé do Rocha. Imagens de uma câmera de segurança mostram as suspeitas chegando ao local em uma moto.

Elas utilizam o veículo para arrombar a porta do estabelecimento. Em seguida uma delas entra no local e sai com a gaveta do caixa, com o dinheiro do mercadinho.

Após o crime, as suspeitas fugiram. A moto usada no arrombamento foi encontrada abandonada no bairro Tancredo Neves.

A Polícia Militar segue em diligência a procura das criminosas.

 

Clickpb

Secretário diz que ocupação de leitos em JP é confortável, mas alerta CG, Guarabira e Patos

O Secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros, comentou em entrevista nesta sexta-feira (26), a situação da ocupação de UTIs na Grande João Pessoa (74%) é confortável e que a Paraíba conseguiu superar os 100 dias da pandemia com leitos para todos os pacientes.

Apesar disso, o médico alerta. “A população precisa entender que ainda não ganhamos o jogo, ao longo dos últimos 60 dias vários estados entraram em colapso na rede pública e a Paraíba conseguiu superar os 100 dias sem observar cenário semelhante de paraibanos necessitando de leito de UTI e circulando em ambulância sem encontrá-lo”, disse.

A ocupação em João Pessoa, de acordo com o boletim desta quinta-feira (25) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é de 74%, mas, de acordo com o secretário, flexibilização não é para o povo ir para a rua e aglomerar, porque “aí sim teremos uma segunda onda como estamos observando em Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte. É preciso ter cautela”, afirmou.

Em contrapartida estão os municípios de Campina Grande, Patos e Guarabira. O secretário lembrou que houve um grande número de novos casos e, hoje, as três cidades são as que mais preocupam a SES. “São cidades que não seguiram as orientações da Secretaria de Estado da Saúde e promoveram flexibilização mais ampla e consequentemente Campina Grande hoje tem o R (poder de duplicação viral) de 2.9 que é o maior do estado e a probabilidade é de termos para daqui há 15 dias um aumento no número de casos”, disse.

Respiradores

O secretário rebateu uma matéria nacional que apontava que a Paraíba não tinha recebido nenhum respirador. De acordo com Medeiros, o Estado comprou 84 respiradores em março, mas eles só chegaram semana passada porque haviam sido retidos pelo Ministério da Saúde.

“Já estão sendo distribuídos nas unidades de saúde do estado. Estão no almoxarifado da Secretaria de Estado da Saúde e eles não foram ofertados (antes) em decorrência do confisco do Ministério da Saúde que centralizou as compras, agora, por meio de ação judicial, do Ministério Público Federal houve a determinação da Justiça para ser entregues em cinco dias”, disse.

Marília Domingues – Paraiba.com.br

Pesquisadora da PB desenvolve bebida alcoólica à base de mel

Foto: Tammyrys Dantas

A pesquisadora Tammyrys Dantas, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produziu uma bebida alcoólica elaborada a partir do mel.

O hidromel, como é denominada a bebida alcoólica, foi desenvolvido por meio da fermentação alcoólica do mel industrial como substrato. Ele se destaca por suas características de sabor, aroma e cor e pode variar de seco a doce.

A proposta surgiu também como uma forma de estimular pequenos apicultores, que trabalham na criação de abelhas com ferrão, a produzi-lo. Além de comercializar o mel na forma natural, o hidromel pode ser mais uma opção para gerar renda.

O invento, que já está patenteado pela UFPB, foi desenvolvido nos laboratórios de Produtos e Fermentos Destilados (LPFD), de Certificação de Cachaça e Biotecnologia Industrial (LCCBI) e de Tecnologia de Alimentos (LTA), localizados no Centro de Tecnologia, no campus I, em João Pessoa.

O trabalho teve orientação do professor Marcelo Muniz, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFPB, e contou com a ajuda dos pesquisadores Carlos Sousa, Matheus Carvalho e Jacinta Vitorino da Silva.

“Os hidroméis produzidos a partir de três diferentes marcas de méis industriais apresentaram características como sabor, cor e aroma diferentes dos produzidos por outros tipos de mel, variando de seco a doce. Suas graduações alcoólicas foram de 11,6%, 8,9% e 10,6%”, informa a pesquisadora. A coloração amarela da bebida, segundo Tammyrys Dantas, se deve à do mel.

A utilização do mel industrial e de microrganismos fermentativos diferentes como cepas do fungo Saccharomyces cerevisiae, utilizadas no setor de panificação, conferiu aspectos tecnológicos diferentes e inovadores para o produto.

“É que normalmente se faz com outros tipos de leveduras [fungos] para esse tipo de bebida. Mas a gente quis fazer o teste com a levedura que normalmente é utilizada em panificação, a fim de verificar se ela conseguiria fermentar e produzir o hidromel. O diferencial é esse”, conta a pesquisadora.

Ela salienta, ainda, que a metodologia de preparo pode ser executada facilmente, quando comparada aos processos de produção de bebidas alcoólicas fermentadas à base de mel existentes no mercado.

Em nível empresarial, uma das vantagens dessa pesquisa é o fortalecimento do mercado de bebidas alcoólicas, com a inserção de um produto dotado de características diferentes. Conforme a inventora, o hidromel é muito saboroso e uma nova opção para aqueles consumidores que apreciam bebidas alcoólicas.

“Além da apreciação de uma bebida com características ímpares, existem os benefícios associados aos efeitos benéficos do mel”, acrescenta Tammyrys, referindo-se aos conteúdos de carboidrato, de vitaminas e minerais e a propriedades antioxidantes.

A pesquisa foi publicada pelo 26º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos e reconhecida pela 5ª Premiação Delby Fernandes de Medeiros, prêmio de inovação tecnológica da UFPB.

PortalCorreio

Datafolha: Bolsonaro é reprovado por 44% e aprovado por 32%

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” no final da noite desta quinta-feira (26) mostra os seguintes percentuais de aprovação e reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido):

Ótimo/bom: 32%
Regular: 23%
Ruim/péssimo: 44%
Não sabe/não respondeu: 1%

A pesquisa Datafolha foi realizada em 23 e 24 de junho, com 2.016 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pesquisa anterior do Datafolha, feita em 25 e 26 de maio e divulgada no dia 28, os resultados foram:

Ótimo/bom: 33%
Regular: 22%
Ruim/péssimo: 43%
Não sabe/não respondeu: 2%

O levantamento do Datafolha do final de abril os resultados foram:

Ótimo/bom: 33%
Regular: 26%
Ruim/péssimo: 38%
Não sabe/não respondeu: 3%

O levantamento do Datafolha do início de abril, feito entre os dias 1º e 3, mostrava o seguinte cenário:

Ótimo/bom: 33%
Regular: 25%
Ruim/péssimo: 39%
Não sabe/não respondeu: 2%

Clickpb com G1

João Azevêdo veta projeto de lei que proíbe apreensão de veículos durante pandemia

O governador João Azevêdo vetou, em publicação no Diário Oficial do Estado (DOU), nesta sexta-feira (26), o projeto de lei que proibia a apreensão de veículos por inadimplência de tributos e multas de trânsito durante a pandemia do novo coronavírus.

Ao aplicar veto ao projeto de lei que foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Azevêdo ressaltou na publicação ser competência da União legislar sobre matérias relacionadas a trânsito, o que torna a proposta inconstitucional.

“Embora veja bons propósitos no PL nº 1725/2020, o múnus de gestor público impõe aos chefes de poderes executivos de todos os entes federados a observância mútua das competências legislativas. No caso em tela (PL nº 1725/2020), trata-se de matéria relacionada a trânsito, cuja competência para iniciar o processo legislativo é da União. Conforme art. 22, XI, da Constituição Federal”, diz trecho da publicação.

O veto do governador será encaminhado à Assembleia, quando os deputados estaduais irão analisar e votar por sua manutenção ou rejeição.

Wscom