Início Site Página 1722

Saiba como devolver auxílio emergencial recebido indevidamente

Quem recebeu o auxílio emergencial, mas não preencheu os requisitos para ter direito ao benefício de três parcelas mensais de R$ 600, poderá devolver os valores recebidos indevidamente. O Ministério da Cidadania disponibilizou uma página na internet com o passo a passo para a devolução.

Dados da Controladoria-Geral da União (CGU) mostram a existência de 206.197 pagamentos com indícios de irregularidade no recebimento da primeira parcela do benefício e 37.374 pagamentos com os mesmos indícios de irregularidade na segunda parcela. A CGU disse que os cruzamentos feitos, relacionados ao mês de maio, indicam a existência de pagamentos a 318.369 agentes públicos incluídos como beneficiários do auxílio.

O trabalho é fruto do acordo de cooperação técnica (ACT) firmado entre a CGU e o Ministério da Cidadania em abril, com o objetivo de evitar desvios e fraudes, garantindo que o auxílio seja pago a quem realmente se enquadra nos requisitos definidos para o seu recebimento.

A CGU informou que os cruzamentos de informações não conseguem especificar se as pessoas portadoras desses CPFs cometeram fraude ou se tiveram suas informações pessoais usadas de forma indevida.

“Já foram identificadas, por exemplo, situações como pessoas que possuem bens ou despesas que indicam incompatibilidade para o recebimento do auxílio, como proprietários de veículos com valor superior a R$ 60 mil; doadores de campanha em valor maior do que R$ 10 mil; proprietários de embarcações de alto custo; além de beneficiários com domicílio fiscal no exterior. Além disso, embora o público-alvo do programa inclua trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais (MEI), foram identificados entre os beneficiários sócios de empresas que têm empregados ativos”, disse a CGU.

A CGU disse ainda que o montante de recursos envolvidos para os pagamentos feitos aos 318.369 servidores públicos, em maio, foi de R$ 223,95 milhões. “Na esfera federal, são 7.236 pagamentos a beneficiários que constam como agentes públicos federais, com vínculo ativo no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), e 17.551 pagamentos a CPF que constam como servidores militares da União, ativos ou inativos, ou pensionistas. Nas esferas estadual, distrital e municipal, foram identificados 293.582 pagamentos a agentes públicos, ativos, inativos e pensionistas”, informou.

Devolução

Após acessar a página, para devolução das parcelas recebidas fora dos critérios que permitem o recebimento do auxílio, basta seguir as orientações abaixo:

1. Informar o CPF do beneficiário que irá fazer a devolução;

2. Selecionar a opção de pagamento da GRU – “Banco do Brasil” ou “qualquer banco”.

Para pagamento no Banco do Brasil, basta marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

Para pagamento em qualquer banco, é necessário informar o endereço do beneficiário, conforme informações que serão pedidas após selecionar “Em qualquer Banco”, marcar a opção “Não sou um robô” e clicar no botão “Emitir GRU”.

De posse da GRU, é necessário fazer o pagamento nos diversos canais de atendimento dos bancos como a internet, os terminais de autoatendimento e os guichês de caixa das agências, lembrando que a GRU com opção de pagamento no Banco do Brasil só pode ser para canais e agências do próprio banco”.

Auxílio emergencial

O auxílio é um benefício do governo federal, destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregado e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). De acordo com o ministério, será preciso gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para fazer a devolução.

Quem tem direito ao auxílio emergencial?

Tem direito ao benefício o cidadão maior de 18 anos, ou mãe com menos de 18, que atenda aos seguintes requisitos:

• Pertença a família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até três salários mínimos (R$ 3.135,00);

• Que não esteja recebendo benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família;

• Que não tenha recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

• Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:

– Microempreendedor individual (MEI);

– Contribuinte individual da Previdência Social;

– Trabalhador informal, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo.

Quem não tem direito ao auxílio emergencial?

Não tem direito ao auxílio o cidadão que:

– Pertence à família com renda superior a três salários mínimos (R$ 3.135,00) ou cuja renda mensal por pessoa da família seja maior que meio salário mínimo (R$ 522,50);

– Tem emprego formal;

– Está recebendo seguro desemprego;

– Está recebendo benefícios previdenciários, assistenciais ou benefício de transferência de renda federal, com exceção do Bolsa Família;

– Recebeu rendimentos tributáveis acima do teto de R$ 28.559.70 em 2018, de acordo com declaração do Imposto de Renda.

Agência Brasil

Padre Fabrício diz que Missa com Orações por Cura deverá acontecer em 26 de outubro e será de forma virtual e online

Um dos sacerdotes mais queridos do interior da Paraíba e idealizador da Missa com Orações por Cura e Libertação, padre Fabrício Timóteo foi o entrevistado desta segunda-feira (22) do programa Conexão. O religioso falou sobre vários temas, tanto no âmbito da fé, como da política, da vida em sociedade e comentou sobre a tradicional missa que realiza todos os anos.

Reunindo na última edição mais de 50 mil fiéis, a realização da Missa com Orações por Cura e Libertação ainda era uma dúvida para este ano de 2020, em meio a pandemia do novo coronavírus. Padre Fabrício não apenas confirmou a celebração como anunciou sua provável data: dia 26 de outubro.

O sacerdote afirmou que este ano muito provavelmente o evento acontecerá de forma virtual e lembrou que durante 7 segundas-feiras, a paróquia de Taperoá promoverá o Cerco de Jericó, também pela internet. O Cerco é um evento preparatório para a missa e importante para levar as pessoas com o coração aberto até a celebração.

Padre Fabrício ainda falou sobre política e religião. Segundo ele, não só é correto, como é necessário que tenhamos católicos envolvidos na política, na promoção do bem comum. Sobre a possibilidade do próprio padre entrar na vida política, ele disse que não há por hora nenhuma intenção de sua parte e sequer filiado a partido político estaria. O sacerdote afirmou concordar plenamente com a Igreja e com seu bispo, Dom Eraldo, que os padres que querem entrar na vida política devem se afastar de suas funções religiosas.

“O padre deve gerar comunhão em sua comunidade. Deve ser um ponto de ligação e nunca de discórdia entre seus fiéis. O padre, como cidadão, tem todo o direito de votar, de ter suas opiniões, de fazer suas escolhas, mas em sendo sacerdote não pode jamais utilizar a Igreja para pedir votos ou direcionar seu rebanho para qualquer dos lados partidários. Enquanto for padre quero agir assim em todas as paróquias que estiver em missão”, pontuou.

Assista na íntegra a entrevista do padre Fabrício Timóteo:

Folha Patoense com De Olho no Cariri      

Polícia apreende lenha, apaga fogueiras de São João e aplica multas, em Patos

Seguindo os decretos estaduais que proíbem a realização de fogueiras neste São João, devido a pandemia do Covid-19, a Polícia Militar, em força conjunta com o Corpo de Bombeiros e a Superintendência do Meio Ambiente (SUDEMA) realizou ações de apreensão e fiscalização na noite de ontem (23), véspera de São João, em municípios do Sertão da Paraíba.

As fiscalizações contam ainda com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb). De acordo com a lei nº 11.711, sancionada pelo Governo do Estado no último dia 19, ficam proibidas as atividades de acender fogueiras durante o período de duração da pandemia de covid-19. Em caso de descumprimento, a multa pode chegar a R$ 500.

No início da noite desta terça-feira (23), a força tarefa recolheu madeira e orientou a população sobre a proibição da atividade, no bairro Liberdade, em Patos.

PBAgora

Deputado Branco Mendes é diagnosticado com Covid-19 e está em isolamento

Foto: Walla Santos - Clickpb

O deputado estadual Branco Mendes foi diagnosticado com Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar à Redação do Portal WSCOM.

Segundo as informações, Branco apresentou sintomas da doença e está em isolamento social. Até o momento, não foi necessária a internação do deputado.

Filiado ao Podemos, Branco Mendes tem 64 anos e está no 4º mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Wscom

Em Piancó: Motociclista colide com carro e sai ileso após ser lançado da moto; veja o vídeo

Um motociclista saiu ileso após bater em um carro e ser lançado na frente do veículo na manhã desta segunda-feira (22) na cidade de Piancó (PB). O acidente aconteceu às 11h10 no bairro Ouro Branco, e foi registrado por câmeras de segurança.

Nas imagens é possível ver quando o jovem colide com o automóvel, sai deslizando pelo para-brisa e em seguida caminha sem nenhum ferimento. Conforme informações de moradores, ele ia cruzando a rua Luiz Rufino Ferreira, quando não conseguiu frear.

Populares informaram ainda que o rapaz trabalha em um restaurante, e que no momento poderia estar indo fazer alguma entrega, pois é possível ver uma sacola em suas mãos.

Nossa redação não conseguiu contato com a vítima. A Polícia Militar informou que nenhuma ocorrência ocorreu.

 

Diamante Online

Dengue: registros de casos na Paraíba caem durante pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, divulgou nesta segunda-feira (22), o Boletim Epidemiológico da 24ª Semana Epidemiológica – até o dia 13 de junho, o qual registra queda nos casos das arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika). Este é o quinto boletim divulgado em meio à pandemia e a SES observa que há uma subnotificação dos casos. Neste período, a SES permanece com as ações de combate às arboviroses em todo estado.

De acordo com o Boletim, foram registrados 3.393 casos prováveis de dengue até a 24ª Semana Epidemiológica, uma queda de 68,83%, na comparação com o ano passado neste mesmo período, quando foram registrados 10.885 casos prováveis. Em relação à Chikungunya, foram notificados 402 casos prováveis, enquanto em 2019 houve 811 casos, o que corresponde a uma queda de 50,43%. Neste ano, são 81 casos prováveis de Zika, representando um decréscimo de 68,85% em comparação ao ano passado, com 260 casos prováveis.

“Assim como ocorre em todos os segmentos, a pandemia também vem afetando a busca da população ao atendimento médico e, consequentemente, as notificações das arboviroses que não estão sendo realizadas. Muitas das ações presenciais não foram executadas efetivamente, mesmo assim, a SES vem realizando as ações de apoio junto às Secretarias Municipais de Saúde”, disse a técnica das Arboviroses, da SES, Carla Jaciara.

O Governo do Estado continua realizando capacitações; manejos clínicos e discussões de estratégias para o controle das doenças. Com o período chuvoso, a SES faz diversas recomendações às Secretarias Municipais: realizar coleta de material para exames; investigar, acompanhar e encerrar os casos notificados para as três doenças e sensibilizar a população para a luta no combate ao mosquito, eliminando os criadouros do Aedes Aegypti.

Entre as ações, Carla também enfatizou o Projeto Força-Tarefa, do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de apoiar o trabalho das Secretarias de Saúde dos Estados para dar suporte às ações que estavam programadas, mas não foram realizadas, devido à pandemia. “Este Projeto integra as ações de vigilância em saúde e atenção primária para o fortalecimento do SUS. Além disso, são envolvidos os apoiadores dos municípios e do Cosems”, falou.

E, no que diz respeito à assistência, como as três doenças (Dengue, Chikungunya e Zika) têm alguns sintomas semelhantes aos da Covid-19, a exemplo de febre e dor no corpo, a orientação é para que a pessoa que esteja sintomática procure os Postos de Saúde ou as UPAs.

PBAgora

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou – até o dia 10 de julho – o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários em razão da pandemia da Covid-19.

A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho.

Com a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Segundo o INSS, o retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial.

Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).

Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado.

Retomada do atendimento nas agências

A retomada do atendimento considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer condições mínimas de segurança sanitária.

Elas também deverão observar as regras de isolamento, quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.

De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Agência Brasil

Ministro do Desenvolvimento Regional visita a Paraíba nesta terça-feira para entrega de dessalinizadores

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, estará na Paraíba, nesta terça-feira (23), para visitar obras e entregar simbolicamente um dessalinizador de água no Estado. A ação faz parte do Projeto Água Doce onde já foram entregues e estão em funcionamento 40, segundo informou o governador da Paraíba, João Azevêdo, durante o Programa Fala Governador, na Rádio tabajara, nesta segunda-feira (22).

“Primeiro visita uma obra de suma importância para o desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento econômico do Estado que é a obra do canal Cauã-Araçagi. Ele chega às 8h da manhã, fará uma visita lá na tomada de água do canal e depois vai se deslocar ao sítio Tabocas. Lá, de forma simbológica, vai inaugurar um dessalinizador, representando os 40 dessanilizadores do programa água doce que já estão prontos e entregues a população”, informou.

Logo após, o ministro fará um sobrevoo no canal, em seguida, passa por Campina Grande e no final da tarde, volta para João Pessoa, onde participa de uma reunião presencial, no Palácio, com o governador. Serão tratadas questões de obras em andamento com parceria do Governo Federal e outras obras que ainda não foram aprovadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Além disso, a pauta ainda inclui a discussão sobre a conclusão da obra da adutora translitorânea e também o destravamento de um conjunto habitacional em Patos.

Clickpb

Gato mourisco é resgatado por policiais militares, em Teixeira

No último fim de semana, Policiais Militares da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental realizaram o resgate de um Jaguarundi, também conhecido como Gato Mourisco (Nome científico: Herpailurus Yagouaroundi) no município de Teixeira – PB.

O felino foi encontrado no sertão paraibano, a espécie ocorre em regiões de Mata por todo território nacional, sendo considerada vulnerável quando enfrenta um elevado risco de extinção na natureza em um futuro próximo. O animal passou por avaliação de um veterinário e foi liberado para soltura em seu habitat natural nesta segunda-feira (22).

A região do Pico do Jabre, município de Maturéia, foi escolhida por já existir espécies semelhantes e se tratar de local adequado com vegetação aberta.

Fonte: Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do BPAmb

Prefeitura de Santa Terezinha possibilita atendimento médico remoto na especialidade de endocrinologia

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na tarde desta segunda-feira (22), o projeto piloto de atendimento médico remoto. O Paciente vai até a sede da secretaria, sendo avaliado por um médico por meio de uma plataforma tecnológica composta por uma tv e por um notebook. Após a consulta, a receita é impressa e enviada para o Whatsapp do paciente ou do acompanhante.

O secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes, relatou sobre o trabalho pioneiro no município.

“Estamos fazendo um projeto piloto aqui no município e estamos em contato com uma empresa de telemedicina de Campina Grande. Como sabemos Campina Grande é um polo de tecnologia, inclusive, assessorando esta empresa tem um professor de Elétrica da UFCG. Esperamos que seja um ganho para o município, devido a pandemia todas as especialidades estão comprometidas, a prefeita Terezinha pediu para agilizar atendimento nesta modalidade. Estamos tratando da Covid-19, mas as outras enfermidades também devem ser tratadas. Se der certo o município irá ganhar bastante. O primeiro atendimento médico remoto está sendo na área de endocrinologia, mas temos previsões para cardiologia, dermatologia, ortopedia, englobando o máximo de especialidades e tenho certeza que a comunidade irá gostar”, explicou.

A dona de casa Olinta Félix, levou a sua mãe, dona Aurora de Oliveira Félix (84) para a consulta e agradeceu o trabalho.

“Eu gostei muito. Com essa pandemia, evita levar os pacientes aos grandes centros correndo o risco de contaminação. O médico é bastante atencioso, só temos agradecer”, enfatizou.

Foram realizadas cinco consultas de endocrinologia, com o Dr. Antônio Fernandes.